Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Palmas

Bar da capital teve os alvarás negados para eventos de pré-carnaval

Bar da capital teve os alvarás negados para eventos de pré-carnaval Foto: Divulgação

Foto: Divulgação Bar da capital teve os alvarás negados para eventos de pré-carnaval Bar da capital teve os alvarás negados para eventos de pré-carnaval

Após a divulgação oficial das 24 atrações que vão participar do Palmas Capital da Fé, evento com custo na casa dos R$ 2 milhões, a Prefeitura de Palmas declarou que não condena festas independentes. Contudo, não é isso que os foliões relatam nas redes sociais. Um dos principais bares da capital, que pretende realizar carnaval de rua no período carnavalesco, teve os alvarás negados para eventos de pré-carnaval. O bar alega que o apoio do poder público não é financeiramente e sim na parte estrutural que envolve uso das vias públicas e policiamento, pois essas questões são essenciais para que as festas ocorram com tranquilidade.

Os foliões que pretendem passar o carnaval em bloquinhos pelas ruas de Palmas, enxergam isso como uma ameaça ao evento principal que ocorre entre os dias 1º e 4 de março e manifestaram repúdio a decisão da Prefeitura através das redes sociais. O Twitter é o principal canal de manifestação e algumas das publicações citam a conta oficial da prefeita Cinthia Ribeiro (PSDB), que na maioria dos casos faz o bloqueio de usuários que não compactuam da mesma opinião dela.

Com o aumento do fluxo de postagens negativas em relação a decisão, a Prefeitura se viu obrigada a soltar uma nota pouco esclarecedora, via Twitter, na qual afirma não ser contra nenhuma manifestação artística dentro da cidade, desde que aconteça dentro da legalidade. Grande parte dos foliões insatisfeitos relatam que os locais que desejam realizar os eventos procuram o órgão competente justamente para garantir a legalidade do evento e que isso tem sido negado pelo poder público.

Vale lembrar que Palmas passou um período sem os tradicionais carnavais de rua. Isso deixou uma lacuna que foi preenchida pelo Capital da Fé, uma festa religiosa dedica a um público específico. Em 2018, a cidade voltou com os bloquinhos de rua e a parcela da população, que não era contemplada com o evento oficial da Prefeitura, teve outra opção de lazer sem precisar deixar à capital. Em um desses eventos os foliões foram agredidos pela polícia com balas de borracha e spray de pimenta. Fato amplamente divulgado pelos veículos de  comunicação  local. Um dia triste para uma festa que voltava as suas origens. Esse é um dos motivos que os bares insistem em solicitar o apoio do poder público.

Manifestação

Pelas redes sociais grupos de foliões, que são a favor do tradicional carnaval de rua organizado em bloquinhos, convocaram uma manifestação para pressionar a Prefeitura de Palmas a rever os pedidos dos alvarás. O protesto está marcado para ocorrer a partir das 17h (104 Sul, Rua SE 11, Antiga ACSE 11, Rua SE 11, Atrás do Wilson Vaz).

Um abaixo-assinado online, que já conta com mais de 400 assinaturas, pede o apoio da gestão municipal no resgate da tradição na capital foi criado neste sábado e já reúne diversas assinaturas. (https://www.change.org/p/frente-renova-tocantins-pela-defesa-da-liberdade-e-da-cultura-loca-eu-quero-carnaval-de-rua-em-palmas/psf/share?after_sign_exp=default&just_signed=true).