A mãe de uma criança de 2 anos, que sofre com problema auditivo, denunciou a falta de um aparelho no Centro Especializado em Reabilitação em Palmas/TO (CER III) necessário para realizar um exame para diagnóstico de perda auditiva - conhecido como BERA.
Segundo Josélia Xavier, a criança precisa fazer o exame para dar início ao tratamento, mas não consegue porque o único aparelho da unidade está com defeito.
Mãe e criança são de Aparecida do Rio Negro/TO e estão na capital especialmente para que a criança fizesse a avaliação auditiva. Segundo ela, a criança já está passando da idade de realizar o exame e a situação se complica porque a urgência exige que a família se desloque para outro Estado para fazer o teste. “Nós estamos esperando e tem também outras famílias aguardando pra fazer o exame. Lá no CER me disseram que tem umas 500 crianças na espera”, denunciou a mãe.
Secretaria da Saúde
A Secretaria de Estado da Saúde (SES) confirmou que o aparelho para a realização do exame BERA - que faz diagnósticos da integridade das vias auditivas - está com defeito e que os exames devem ser feitos no CER II APAE que fica em Colinas do Tocantins a 270 km da capital. Com o problema do aparelho em Palmas, a unidade de Colinas é a única que está ofertando serviços de reabilitação na modalidade auditiva no Estado. Além de ser referência para toda a região macro norte, esta unidade também absorve agora “as necessidades prioritárias da macro sul”, esclarece a SES.
A secretaria informou ainda que existe um processo administrativo em andamento para aquisição de um novo equipamento para o CER III Palmas.