Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação/Secom

Foto: Divulgação/Secom

 Servidores da saúde em atuação nos hospitais públicos do estado e que precisaram se afastar do trabalho por um período porque contraíram covid-19 em serviço tiveram o valor correspondente ao adicional de insalubridade descontado do salário pelo período correspondente ao afastamento.

A informação foi confirmada pelo Sindicato dos Trabalhadores em Saúde (Sintras) que já enviou ofício ao governador Mauro Carlesse (DEM) e ao secretário de saúde, Edgar Tollini, para que o desconto seja revisto. “Eles solicitaram um parecer da PGE [Procuradoria Geral do Estado]. O primeiro parecer veio contrário. Agora estamos aguardando a resposta final deles, para saber se há outro parecer da PGE, porque senão vamos ter que entrar com uma ação judicial em favor dos nossos filiados”, afirmou o presidente do Sintras, Manoel Miranda.

Ainda de acordo com o sindicato, a justificativa da gestão para descontar o adicional de insalubridade do pagamento dos trabalhadores licenciados seria porque “a licença não é relacionada à saúde”, disse Miranda.

O Sintras não sabe especificar quantos servidores tiveram desconto no trabalho, mas segundo o presidente, todos os que precisaram se afastar porque foram infectados pelo novo coronavírus em serviço perceberam o corte no contracheque. “Se ficou 21 dias de licença, teve os 21 dias descontados, se foram 14 dias, descontaram os 14 dias. Todo o período de afastamento foi descontado”, denunciou o presidente.

A reportagem do Conexão Tocantins questionou a Secretaria Estadual de Saúde (SES) a respeito da quantidade de profissionais afetados e o que será feito nesses casos. Aguardamos resposta.