Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Com objetivo de dar celeridade ao setor produtivo rural e promover o espírito de equipe, o titular da Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária e Aquicultura (Seagro), César Halum, realizou na manhã da última quinta-feira 21, uma reunião, com a participação de representantes das instituições vinculadas, Naturatins, Itertins e Adapec. A ideia é que o setor do agronegócio trabalhe em união para obter resultados positivos, atendendo a proposta do Governo do Estado de que as secretarias estejam unidas num único projeto, que é o desenvolvimento sustentável do Tocantins.

Na ocasião o secretário, César Halum disse que já há uma interligação entre todos os órgãos, mas que é preciso mostrar unidade em defesa do Estado. E explicou que qualquer investidor, na área da agropecuária e do agronegócio, deve consultar uma dessas instituições: Secretaria da Agricultura, que normatiza e determina as políticas públicas no Estado; Ruraltins que executa as políticas públicas; Naturatins, que faz a parte ambiental; a segurança jurídica e institucional que o Itertins dá a respeito da documentação das terras e a defesa sanitária que é uma obrigação da Adapec. “A intenção é mostrar que essa unidade na gestão existe e que todas as pastas afins estão comprometidas com os resultados políticos que devemos dar ao público tocantinense. Que a opinião pública saiba que nesse setor estamos unidos e comprometidos com o desenvolvimento sustentável do Tocantins”, destacou o secretário.

O secretário afirmou também que essa união promove a celeridade às ações, reduzindo a burocracia aumentando a resolutividade e dando tranquilidade para as pessoas que quiserem investir no Tocantins, sabendo que onde ele vai trabalhar tem segurança jurídica, tem apoio da área ambiental e tem uma política pública definida para gerar emprego e renda no estado; e obviamente a arrecadação. “O Estado vive um problema sério de ajuste fiscal e precisa aumentar a arrecadação, que aumenta com atividade econômica. Trabalhando bem e dando resultados aos investidores, certamente o estado vai aumentar sua arrecadação com a produção que será sempre crescente”, explicou.

O presidente da Adapec Alberto Mendes da Rocha falou da importância da reunião para que todos fiquem cientes da responsabilidade do trabalho em união para fortalecer o setor produtivo no Tocantins.  “Com isso vamos dar respostas à sociedade e também responder positivamente a todos que quiserem investir no estado, atendendo também à solicitação do governador Mauro Carlesse, que tem como principal projeto o desenvolvimento sustentável do Tocantins”, afirmou.

Marcelo Falcão Soares, presidente do Naturatins, explicou que a instituição é o órgão  licenciador do Estado que cuida da conservação ambiental e que exerce um papel muito importante  nesse contexto cuidando da preservação  e conservação ambiental, mas que não consegue trabalhar sozinho precisa da colaboração com  os demais parceiros. “Penso que todos precisamos de ajuda da Seagro, Ruraltins, Itertins e Adapec e com os pensamentos alinhados, essa unidade de ação bem propositiva viabilizará pra que o estado tenha segurança jurídica e ambiental e a segurança necessária para que o desenvolvimento  sustentável  aconteça e o Tocantins seja um exemplo para os demais estados do Brasil.  

Já o presidente do Itertins, Divino José Ribeiro, entende que a agricultura e pecuária são os carros-chefe da economia do Tocantins e que o governo quer fazer um trabalho próximo, juntos.  “Os órgão que lidam com o setor devem falar uma linguagem só, no sentido de trazer dividendos e melhorias para o estado, principalmente para a população mais carente”, afirmou. “No Itertins temos trabalhado para facilitar os procedimentos com o objetivo de ajudar os fazendeiros, as pessoas que compraram terras, para que tenham o título de suas propriedades, conforme a lei. O trabalho é difícil, mas não impossível”, garantiu.