Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Artesãos devem enviar seus dados por e-mail até 26 de março

Artesãos devem enviar seus dados por e-mail até 26 de março Foto: Divulgação

Foto: Divulgação Artesãos devem enviar seus dados por e-mail até 26 de março Artesãos devem enviar seus dados por e-mail até 26 de março

Os artesãos do Estado do Tocantins interessados em cadastrarem ou recadastrarem peças de produção artesanal junto ao órgão estão convocados pela Agência de Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc). O objetivo é a atualização no banco de dados com as informações de contatos e de novas peças produzidas pelos profissionais. O prazo inicia nesta terça, 26 de fevereiro, e se estende até 26 de março.

De acordo com o gerente de Fomento e Promoção da Cultura, Álvaro Júnior, o trabalho de recadastramento de artistas atenderá a todos os seguimentos. O objetivo é oportunizar aos artistas a participação em um banco de talentos mais dinâmico e democrático. A ferramenta poderá ser utilizada, inclusive, por produtores de eventos em busca de artistas para seus projetos.

De acordo com a Superintendência de Cultura, esta etapa não visa a emissão de carteiras do artesão, mas um novo levantamento que alcance todas as regiões do Estado, afim de buscar novas técnicas e recadastrar os artistas já existentes no sistema da Agência.

Após o fim do cadastramento/recadastramento, técnicos da Agetuc entrarão em contato para agendar uma visita ao artesão, afim de conferir ‘in loco’ a técnica utilizada e emitir o selo de artesanato genuinamente tocantinense, que deverá ser disponibilizado apenas para profissionais que comprovarem a exclusividade da técnica utilizada.

Os interessados devem ter mais de 16 anos e devem enviar para o e-mail recadastramento@cultura.to.gov.br as seguintes informações: Nome completo, Cidade, Foto do comprovante de residência, Xerox do CPF, Xerox do RG, Xerox da Carteira do Artesão - (caso possua), Fotos da matéria-prima, Especificações da técnica utilizada