Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Defensoria Pública leva atendimento jurídico gratuito à locais de difícil acesso

Defensoria Pública leva atendimento jurídico gratuito à locais de difícil acesso Foto: Arquivo DPE

Foto: Arquivo DPE Defensoria Pública leva atendimento jurídico gratuito à locais de difícil acesso Defensoria Pública leva atendimento jurídico gratuito à locais de difícil acesso

Na próxima quarta-feira, 27, a comunidade do Projeto de Assentamento (PA) Coimbra, no município de Cariri do Tocantins, a 257 km de Palmas, será atendida pela Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE-TO) por meio do projeto Defensoria Itinerante. A iniciativa dessa edição do Projeto é do Núcleo Aplicado de Minorias e Ações Coletivas (Nuamac) de Gurupi.

Os atendimentos serão realizados a partir 07h30 na Câmara Municipal de Vereadores de Cariri. Conforme informações da coordenadora do Nuamac Gurupi, defensora pública Lara Gomides, cerca de 160 famílias hipossuficientes moram no Assentamento e serão beneficiadas com o atendimento da Defensoria. 

“Todos são pequenos produtores rurais, sua maioria não possui veículo para locomover-se até o município de Gurupi e tão pouco possui condições financeiras para custear outros tipos de deslocamento, inviabilizando por sua vez que esses atendimentos ocorram na Regional”, disse a Defensora Pública.

O Projeto

Desde 2009, a DPE-TO realiza atendimentos sócio-jurídicos itinerantes nos municípios tocantinenses mais carentes e isolados, onde não há sede da Defensoria Pública. Atualmente, a Defensoria Pública tem unidades em 42 municípios.

O projeto “Defensoria Itinerante” tem o objetivo de levar o acesso à justiça, integral e gratuito e de qualidade, às pessoas que residem em locais de difícil acesso as quais, mesmo quando cientes da violação de seus direitos, não têm condições financeiras para se deslocarem a municípios que possuem Unidades da Defensoria Pública. (Ascom DPE)