Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação

Quem ainda não ouviu falar da Cachoeira do Tempero e outras 25 quedas de águas cristalinas localizadas no município de Wanderlândia pode ter uma grata surpresa. Distante 759 km ao norte da Capital, no Bico do Papagaio, a região poderá integrar em breve o Mapa do Turismo Brasileiro. Em busca de apoio para este setor, o prefeito Eduardo Madruga e o secretário de Governo, Cultura e Turismo, Júnior Luiz, reuniram-se com o presidente da Agência do Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc), Tom Lyra, e o superintendente de Cultura, Vieira de Melo, nesta terça, 26.

“Somos a Capital das Cachoeiras, com 26 catalogadas e outras ainda por catalogar”, comemora o prefeito, que nos últimos anos viu o fluxo de turistas aumentar  gradualmente, em função destes atrativos. Segundo ele, a mais recente “descoberta” destes visitantes é a Cachoeira do Tempero, distante cerca de 18 km da cidade, incluindo 1 km de trilha. Mesmo com o difícil acesso, são registrados mais de 250 visitantes a cada fim de semana. Mas há outras opções mais acessíveis e com estrutura de bares e restaurantes.

Tom Lyra revelou os avanços da pasta e se colocou a equipe da Superintendência de Turismo disposição para auxiliar a prefeitura, inclusive no envio de uma equipe para fazer o inventário de atrativos e equipamentos turísticos de Wanderlândia. Técnicas da Adetur também orientaram o gestor a criar o Conselho Municipal de Turismo e Cultura, bem como fornecer as informações necessárias a inclusão do município no Mapa do Turismo Brasileiro, o que facilitará a captação de recursos federais para obras de infraestrutura.

Sobre os atrativos culturais do município, prefeito e secretário também citaram a Cavalgada, que chega a reunir 20 mil pessoas em dois dias de programação, no mês de setembro, a Tropiada e a Marcha Evangélica.

Vieira de Melo se colocou a disposição da Prefeitura, solicitando informações sobre os atrativos que poderão ser adicionados ao calendário cultural do Estado.