Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O Governo do Tocantins informou na tarde desta quinta-feira, 28, que, em caráter emergencial, será liberada, de forma gratuita, a travessia pelas balsas, para veículos de passeio e camionetes, e ainda, motos, pedestres e ciclistas que precisem atravessar o rio Tocantins em Porto Nacional, na rodovia TO-255.

Uma das balsas já foi vistoriada e liberada pela Marinha do Brasil e aguarda os trâmites da Agência Tocantinense de Regulação (ATR), o que depende de alguns ajustes jurídicos que já estão sendo agilizados, segundo o Governo. 

Ainda segundo o Governo, a segunda balsa ainda depende da vistoria e da liberação da Marinha, o que pode ocorrer a qualquer momento. O Governo ressalta que continua autorizado o trânsito, pela ponte, de pedestres, ciclistas, motociclistas e veículos de urgência e emergência.

As balsas são empresa Pipes Empreendimentos e, inicialmente, apenas ciclistas e pedestres estavam isentos do pagamento da travessia que liga a cidade de Porto Nacional ao distrito de Nova Pinheirópolis e às cidades da região central e sul do Estado.

Entenda

Inicialmente as balsas estavam previstas para começar os trabalhos de travessia nesta última quarta-feira.

A travessia por meio de balsas foi a medida encontrada pelo governo para resolver o problema do tráfego na TO-255 depois que a ponte foi interditada no local, em função de alterações em sua estrutura que a colocam em risco de colapso.

Custo para o Estado

O Governo não informou quanto custará aos cofres públicos a travessia de veículos de passeio, camionetes e motos, de forma gratuita, na balsa. 

O Conexão Tocantins solicitou a informação à Secretaria Estadual da Comunicação e aguarda a resposta. 

Confira abaixo a tabela de preços da empresa Pipes Empreendimentos.