Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O carnaval está chegando e o Hemocentro Coordenador aproveita para reforçar a importância da doação de sangue e informar horário de funcionamento neste período. Em Palmas, Araguaína, Gurupi e Augustinópolis no sábado, 2, o funcionamento acontece de 7 até 12h. Já nos dias 4 e 5 de março, não haverá funcionamento, retornando as atividades na quarta-feira, dia 6 às 7h.

O Hemocentro de Porto Nacional funcionará até esta sexta-feira 1º março, e retorna os atendimentos, na quarta, dia 6 às 7h.

Para ser doador é preciso ter entre 16 e 69 anos de idade, sendo que os menores de 18 anos devem estar acompanhados por um responsável legal. Pessoas com mais de 60 anos só poderão doar caso já tenham realizado alguma doação antes dos 60 anos. Além disso, é obrigatório estar em boas condições de saúde, ter mais de 50 quilos e a apresentar documento oficial com foto.

A superintendente da Hemorrede do Tocantins, Pollyana Gomes Pimenta, ressalta que apesar de registrar queda nas doações, o carnaval é justamente a época em que aumenta a demanda por sangue nos hospitais, diante do alto número de acidentes de trânsito e episódios de violência. “Diante disso, é importante que as pessoas se sensibilizem de forma mais ampla sobre a importância e necessidade da doação. A solicitação é que os doadores não deixem de procurar as unidades da Hemorrede. Este fato foi agravado pelo aumento no número de casos de dengue neste período, que restringiram ainda mais as doações de sangue. Por isso convidamos os doadores para se programarem para realizar a doação antes de viajar”, afirmou.

Os requisitos básicos para doação

O candidato deve estar descansado (ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas), alimentado (evitar alimentação gordurosa nas 4 horas que antecedem a doação), sem ingerir bebida alcoólica nas 12 horas antecedentes à doação, e sem fumar por pelo menos 2 horas.

Onde doar:

Hemocentro Coordenador de Palmas: Palmas

Hemocentro Regional de Araguaína: Araguaína

Núcleo de Hemoterapia de Gurupi: Gurupi

Unidade de Coleta de Palmas – Anexo HGP: Palmas

Unidade de Coleta e Transfusão de Porto Nacional: Porto Nacional

Unidade de Coleta e Transfusão de Augustinópolis: Augustinópolis