Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A Hemorrede Tocantins divulgou a agenda de captação com a unidade móvel e coletas programadas, referentes ao mês de fevereiro de 2020. O objetivo é informar à população dos locais em que haverá equipe especializada e assim, promover uma maior adesão e consequentemente garantir o estoque necessário principalmente para o período do carnaval, que acontecerá de 21 a 25.

A superintendente da Hemorrede do Tocantins, Pollyana Gomes Pimenta, falou da importância destas ações. "Trabalhamos com campanhas continuadas para que todas as demandas sejam atendidas, para isso, contamos com a colaboração da população apta que é essencial para o nosso trabalho”, destacou.

Quem desejar doar deve ficar atento às datas: a unidade móvel da Hemorrede estará no dia cinco, na Guarda Metropolitana de Palmas; dia 11, na Feira Coberta de Paraíso do Tocantins; dia 18, no Instituto Tocantinense Presidente Antônio Carlos (ITPAC), em Palmas e dia 28, na Igreja Adventista, também na Capital.

Já as coletas programadas acontecerão dia primeiro, com uma caravana do município de Dois Irmãos; dias seis e sete com integrantes da Guarda Metropolitana de Palmas; ainda no dia sete também a unidade coordenadora de Palmas receberá uma caravana do Sesc e de 17 a 20, equipes do ITPAC.

Além dos locais mencionados, a população pode fazer a doação no Hemocentro Regional de Araguaína; Núcleo de Hemoterapia de Gurupi; Unidade de Coleta de Palmas - anexo ao Hospital Geral de Palmas; Unidade de Coleta e Transfusão de Porto Nacional e Unidade de Coleta e Transfusão de Augustinópolis.

Para doar

Segundo a responsável pela área de catação de doadores, no Hemocentro Coordenador de Palmas, Robéria Fernandes destacou que “para doar é preciso ter que o candidato esteja bem alimentado, ter entre 16 e 69 anos de idade (os menores de 18 anos devem estar acompanhados por um responsável) e estar em boas condições de saúde”, frisou.