Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­cia

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

As eleições do Conselho de Segurança e Defesa Social (CONSEG) da região Norte de Palmas/TO serão realizadas no próximo domingo,10. Para ser votante será necessário documento de identificação com foto, ser maior de 16 anos e apresentar um comprovante de endereço residencial da região Norte.

O processo eleitoral terá início às 8h nos seguintes locais: Escola Municipal Beatriz Rodrigues da Silva, na Quadra 405 Norte, alameda 16; Escola Municipal Monsenhor Pedro Pereira Piagem, na Quadra 404 Norte, alameda 23; Colégio da Policia Militar do Estado do Tocantins, na  Quadra 206 Norte, Avenida LO-4 e Colégio Estadual Tempo Integral Augusto dos Anjos, na Quadra 607 Norte, Alameda 7.

Os conselhos comunitários de segurança são formados por grupos voluntários de uma determinada comunidade que tenham objetivos como auxiliar e sugerir mudanças no que se refere à Segurança Pública. São parceiros das Forças de Segurança Pública para prevenir a violência e criminalidade por meio de ações que visam discutir, analisar, planejar e acompanhar a solução de seus problemas comunitários de segurança, além de desenvolver campanhas educativas e estreitar laços de entendimento e cooperação entre as várias lideranças locais.

No Estado do Tocantins, os Conseg's foram criados pelo Decreto Estadual de nº 3.170, de 8 de outubro de 2007 e regulamentados pela Portaria de nº 169/2009. Entre as ações dos Conseg's do Tocantins destacam-se projetos de inclusão social, redução de danos e de vídeo monitoramento, que tem como parceiros agências bancárias, organismos governamentais e lideranças diversas.

O processo eleitoral

As chapas inscritas foram: Chapa 1 denominada “A Voz da Comunidade”, tendo como presidente Raimundo Carvalho de Sousa, Vice-presidente Francisca da Saúde, 1º Secretário Aldenir Ribeiro Cunha, 2º Secretário Antônio de Jesus Lima de Oliveira; 1º Tesoureiro Joaquim José Lima de Oliveira; 2º Tesoureiro Clemente Osório de Oliveira; CHAPA 2 denominada ‘’Comunidade Unida Pela Paz Social’’, tendo como presidente Mario Pinto, Vice-presidente Ivonete Ferreira; 1º Secretario Jalis Nunes; 2º Secretário Silvana Maria; 1º Tesoureiro Erenal Barbosa e 2º Tesoureiro, Weder Cesar.

As eleições estão sendo conduzidas pelo capitão Adhel Munir Miranda, representante da Polícia Militar.