Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Palmas

Servidores durante protesto no dia 27 de fevereiro em frente à prefeitura de Palmas

Servidores durante protesto no dia 27 de fevereiro em frente à prefeitura de Palmas Foto: Divulgação

Foto: Divulgação Servidores durante protesto no dia 27 de fevereiro em frente à prefeitura de Palmas Servidores durante protesto no dia 27 de fevereiro em frente à prefeitura de Palmas

Os servidores públicos da prefeitura de Palmas decidem hoje se mantêm ou não o estado de greve deflagrado pela categoria em 14 de fevereiro. Segundo o presidente do  Sindicato dos Servidores Municipais de Palmas (Sisemp), Heguel Albuquerque, caso os servidores decidam por manter o estado de greve, o sindicato pretende prorrogá-lo por mais 30 dias para conseguir adesão de mais servidores ao movimento.

Segundo Albuquerque, a possibilidade de uma greve geral da categoria não está descartada e vários protestos devem acontecer nos próximos dias na sede da prefeitura, Câmara Municipal e outros órgãos públicos do município. “Também vamos deliberar hoje esse cronograma de manifestações que vão ocorrer nos próximos dias, caso decidamos por manter o estado de greve”, informou.

A manutenção ou não do estado de greve vai depender da prefeitura apresentar até às 19h desta segunda-feira, 11, um cronograma de pagamento de progressões devidas aos servidores. De acordo com o Sisemp, em uma reunião realizada com a gestão municipal há 10 dias, o Executivo se comprometeu a entregar tal planejamento. “Nós vamos aguardar até às 19 horas de hoje, caso a prefeitura não apresente o cronograma que prometeu há 10 dias, muito provavelmente vamos continuar em estado de greve”, afirmou o sindicalista.

Motivos

A razão do movimento dos servidores do município é o atraso no pagamento de progressões horizontais pendentes desde o segundo semestre do ano de 2016. Segundo o Sisemp, a última vez que as progressões foram pagas foi em 2015.

O sindicato também reivindica o pagamento de gratificações por titularidade e escolaridade a servidores que concluem cursos e especializações, além de outras pautas envolvendo cargos específicos na gestão.

Estado de greve

Diferentemente da greve - quando os trabalhadores paralisam totalmente a prestação de serviço - o chamado estado de greve funciona como um alerta ao empregador ou administração pública de que a categoria poderá entrar em greve definitiva, caso as reivindicações não sejam atendidas.

Assembleia

A manutenção do estado de greve dos servidores públicos da prefeitura de Palmas será decidida nesta segunda-feira, 11, às 19h em uma Assembleia Geral Extraordinária realizada pela categoria no auditório do Sisemp na capital.

O Conexão Tocantins questionou a Prefeitura de Palmas a respeito das reivindicações dos servidores, bem como se a gestão irá apresentar o cronograma de pagamento das progressões conforme havia se comprometido. Ainda não obtivemos resposta.