Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A Sessão da Comissão sobre a Situação das Mulheres (CSW) é o segundo maior evento anual no calendário da Organização das Nações Unidas (ONU) após a Assembleia Geral. A deputada federal Professora Dorinha Seabra Rezende (DEM/TO) está na delegação brasileira que irá colaborar na elaboração do documento com as recomendações da ONU para auxiliar os governos no desenvolvimento de políticas públicas para alcançar a igualdade de gêneros. 

“Há uma programação muito vasta, são 163 países participando, nós vamos votar os documentos que vão balizar as políticas para as mulheres na área da educação, saúde pública, trabalho urbano e no campo, segurança, política, dentre demais temas ligados aos direitos à cidadania das mulheres em todo o mundo”, afirmou Dorinha.

A deputada também destacou que mesmo o Brasil sendo um país democrático e com liberdade de direitos garantidos em lei, há muito a avançar. “Os dados em relação à equiparação salarial, acesso à saúde, educação, família e violência comprovam que o país tem altos índices de desigualdade e toda a informação reunida aqui vai nos orientar no trabalho a ser realizado no Congresso para mudar essa realidade”, afirmou. 

Realizado na sede da ONU em Nova York, este ano entre os dias 11 a 22 de março, o encontro reúne representantes de Estados membros da ONU, organizações da sociedade civil e entidades das Nações Unidas. Realizada anualmente desde 2010, em cada encontro a CSW avalia um tema central. Este ano o encontro discute “Sistemas de proteção social, acesso a serviços públicos e estrutura sustentável para a igualdade de gênero e a capacitação de mulheres e meninas”.

A CSW é o principal órgão intergovernamental global dedicado exclusivamente à promoção da igualdade de gênero e ao empoderamento das mulheres. Durante a sessão anual da Comissão as delegações discutem os progressos e as lacunas na implementação da Declaração e da Plataforma de Ação de Pequim de 1994, o principal documento de política global sobre igualdade de gênero, bem como questões emergentes que afetam o empoderamento das mulheres.