Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A Energisa quer ouvir os seus clientes, recebendo sugestões, opiniões e informações, sobre os projetos do seu Programa de Eficiência Energética. Por isso, está aberta até o próximo dia 13/4, uma Audiência Pública que reunirá essas informações, além de divulgar e tornar públicos os documentos dos projetos de eficiência energética realizados em 2018. 

Para enviar sugestões, opiniões e ou ainda solicitar informações, o cliente pode enviar sua mensagem para o e-mail eficienciaenergetica-to@energisa.com.br ou pelo Correios para o endereço da sede da Energisa, na Quadra 104 Norte, Conjunto IV, Lote 12-A, Avenida LO 04, em Palmas, CEP 77006-032.

Já os documentos sobre os projetos realizados em 2018, o cliente terá acesso por meio do site www.energisa.com.br, no link Sustentabilidade-Eficiência Energética. “A Audiência Pública dá transparência ao Programa de Eficiência Energética e os clientes passam a saber de que forma os projetos estão contribuindo para economia de energia e consequentemente, com o desenvolvimento sustentável, pautando ações de preservação do meio ambiente. Essa divulgação também amplia o interesse da sociedade em participar das chamadas públicas com propostas e projetos que atendam o interesse da comunidade”, pontua Domingos Pinto Costa Júnior, analista de Eficiência Energética da Energisa.

Todas as informações e análise das contribuições recebidas, na Audiência Pública, estarão à disposição dos interessados no site e no endereço acima especificados a partir do próximo dia 30/4.

Investimentos

Em 2018, o Projeto Nossa Energia, que compõe o Programa de Eficiência Energética da Energisa, visitou mais de 45 municípios tocantinenses, onde substituiu 63 mil lâmpadas comuns por de LED, que são até 30% mais econômicas que as comuns, cadastrou mais de 17 mil famílias na Tarifa Social e levou 460 palestras educativas com experimentos com energia elétrica para 9.740 estudantes de 122 escolas públicas. O projeto também orientou ainda 433 professores sobre os cuidados com energia.

Outros investimentos importantes para promover a economia de energia por meio de projetos de eficiência energética foram realizados no Hospital Dom Orione, em Araguaína, e Ceulp Ulbra de Palmas. Os projetos incluem a substituição de lâmpadas comuns por de LED, substituição de bebedouros, ar-condicionado e instalação de placas para geração de energia fotovoltaica, tudo com foco na economia de energia. Para este ano, serão concluídos projetos de eficiência energética no Hospital Geral de Palmas, IFTO de Araguatins e Itacajá. Entre 2017 e 2019, os investimentos nesses projetos somam R$ 6,5 milhões.

Este ano, o Nossa Energia segue visitando o interior do Tocantins, com novas atrações que incluem programação cultural com cinema, teatro e espetáculo com palhaços.