Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Nilton Franco precisou fazer acordo para destravar tramitação da LOA

Nilton Franco precisou fazer acordo para destravar tramitação da LOA Foto: Clayton Cristus

Foto: Clayton Cristus Nilton Franco precisou fazer acordo para destravar tramitação da LOA Nilton Franco precisou fazer acordo para destravar tramitação da LOA

Ao contrário do que foi divulgado anteriormente pelo presidente da Comissão de Finanças da Assembleia Legislativa e relator do orçamento, Nilton Franco (MDB), o prazo para apresentação de emendas parlamentares à Lei Orçamentária Anual de 2019 (LOA), não será mais postergado devido ao texto substitutivo enviado pelo Executivo à Assembleia no último dia 13. Franco não participou da sessão da manhã desta quarta-feira, 20, mas, conforme apurado pelo Conexão Tocantins junto a parlamentares e assessores, as emendas serão recebidas somente até hoje e a LOA deverá ser votada até amanhã - quinta-feira, 21.

Para que os prazos não se esticassem ainda mais foi preciso fazer um acordo com líderes das bancadas e mesa-diretora. O deputado Elenil da Penha (MDB) confirmou durante a sessão as negociações. “Foi feito um acordo. Hoje mesmo vamos aprovar a LOA na Finanças para ser votada o mais breve possível”, disse durante a sessão.

A previsão é de que Nilton Franco apresse o relatório e apresente amanhã mesmo ao presidente da casa Toinho Andrade (PHS). “Fiz um acordo com o presidente da Casa, para que na quinta-feira mesmo ele já coloque a matéria para votação”, manifestou Franco por meio de sua assessoria.

Substitutivo

Segundo a Secretaria de Comunicação do governo (Secom), as mudanças no orçamento foram necessárias porque houve alterações na estrutura da Administração Direta e Indireta do Executivo Estadual, em razão da reforma administrativa.

A estimativa de arrecadação não mudou. O orçamento do estado para este ano ainda é estimado em R$ 10,2 bilhões. O substitutivo também manteve os limites constitucionais relativos às despesas com manutenção e desenvolvimento do ensino, ações e serviços públicos na área da saúde, ciência, tecnologia e cultura e com reserva de contingência, além dos fixados para gastos com pessoal e encargos sociais e serviço da dívida.

O orçamento tem tramitação especial que exige que seja analisado apenas na Comissão de Finanças, sem necessidade de que tramite por outras comissões.