Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Economia

Em comparação com o ano passado, os empresários palmenses estão mais otimistas quanto ao cenário econômico. Isso é o que revela a pesquisa Índice de Confiança do Empresário do Comércio, que apontou um crescimento de 19,6% no indicador que avalia a Condição Atual da Economia em março, ante o mesmo mês de 2018.

“Apesar da situação em que nos vemos hoje, com reformas a serem votadas e um considerável índice de desemprego, ainda estamos obtendo resultados melhores do que estávamos há um ano”, argumenta a assessora econômica da Fecomércio Tocantins, Fabiane Cappellesso.

O item destacado não foi o único com crescimento na casa de dois dígitos na ICEC. Os subindicadores “Intenção de Contratação” e “Expectativa da Economia Brasileira” avançaram 18,5% e 12,1%, respectivamente, entre março de 2018 e o mês atual. O próprio índice de confiança, que é o indicador geral da pesquisa, apresentou um aumento de 10% na comparação com o ano passado, ficando em 134,5 pontos.

A metodologia adotada na ICEC parte de um conjunto de perguntas qualitativas referentes à economia, ao setor do comércio e às empresas, que tem como intuito antecipar os resultados das vendas do comércio varejista. Se o resultado fica abaixo de 100 pontos, significa que os participantes alimentam uma visão mais pessimista sobre os itens avaliados. Porém, se ultrapassa os 100 pontos, indica otimismo entre os empresários.

Comparação mensal

Em relação às variações mensais, a ICEC cresceu 1,7% entre fevereiro e março. Para este tipo de comparação, o destaque continua no subindicador que trata da visão empresarial sobre a situação econômica do Brasil, com aumento de 10%. Já o pior resultado ficou a cargo do item que trata dos estoques, que caiu 2,7% em relação ao mês passado.

A pesquisa ICEC é realizada mensalmente pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) em parceria com a Fecomércio Tocantins. A ICEC de março está disponível para download na íntegra no link: https://bit.ly/2TETWNa.