Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Esportes

Foto: Philipe Bastos

Foto: Philipe Bastos

Palmas será sede da fase Regional Verde da maior competição escolar do Brasil, os Jogos Escolares da Juventude (JEJ), no ano de 2019. O evento acontece entre 11 e 15 de setembro e irá reunir equipes das modalidades coletivas de todos os estados da região Norte, além do Distrito Federal e Mato Grosso. A fase nacional dos Jogos acontecerá entre 16 e 30 de novembro em Blumenau/SC.

Na Regional Amarela, que contempla estados do Sul, Sudeste, Goiás e Mato Grosso do Sul, os jogos acontecem de dois a seis de setembro, em Cascavel/PR. Já na Regional Azul, que abrange toda a região Nordeste, os jogos serão realizados em Natal/RN, entre 20 e 24 de setembro.

A seleção das cidades foi anunciada nesta terça-feira, 2, e os principais critérios para a definição das sedes foram as garantias governamentais de atendimento ao caderno de encargos, sessão dos locais de competição e centro de convenções (etapa nacional) e disponibilidade e tarifa da rede hoteleira.

Esta é a primeira vez que a capital tocantinense será sede dos JEJ. Para Márcia Rezende, técnica da área de Desporto Educacional da Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc), a escolha valoriza a participação dos estudantes tocantinenses na competição. “É uma oportunidade dos pais dos atletas participantes e dos alunos que nunca foram aos jogos, vivenciarem esse momento na Capital. Um evento que valoriza a interação, por meio de uma competição saudável”, frisou.

Jets e Parajets

Antes da fase regional, que será sediada em Palmas, acontecem as competições estaduais. No Tocantins, a fase estadual terá início ainda no mês de abril, com o lançamento dos Jogos Estudantis do Tocantins (Jets), na próxima quinta-feira, 4, no auditório do Palácio Araguaia, em Palmas.

A estimativa é que, junto aos Jogos Estudantis Paradesportivos do Tocantins (Parajets), os Jets envolvam mais de 20 mil estudantes tocantinenses. As equipes vencedoras das competições coletivas dos Jets (Basquetebol, Voleibol, Futsal e Handebol) se classificam para a etapa regional dos Jogos Escolares da Juventude, que antecede a etapa nacional da maior competição interescolar do Brasil.

Jogos Escolares da Juventude

Anualmente, os Jogos Escolares da Juventude reúnem mais de 2 milhões de jovens nas seletivas municipais e estaduais, o que representa cerca de 40 mil escolas públicas e privadas, de quase 4.000 municípios. A fase nacional, organizada pelo Comitê Olímpio do Brasil (COB), reúne anualmente mais de 6.000 alunos-atletas de 12 a 17 anos de idade de todo o Brasil, que competem em 14 modalidades.