Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Ronys Rocha

Convênio e potencialidades turísticas de Miracema do Tocantins, esta foi à pauta da reunião desta terça-feira, 2, entre o prefeito de Miracema, Saulo Milhomem e a diretoria do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

Estiveram presentes o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Turismo e meio ambiente, Genes Alencar, a superintendente de Desenvolvimento Econômico, Turismo e meio ambiente, Maria Lúcia Souza, a diretora de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Cláudia Diniz, o analista técnico do Sebrae, Edglei Rodrigues, o gerente da Unidade de Atendimento Coletivo, Wolney Nóbrega, o gerente da Regional Palmas, Antonio Cursino, e a diretora técnica do Sebrae, Eliana Castro.

O secretário, Genes Alencar elencou as potencialidades turísticas do município e falou sobre a catalogação destes pontos para que seja produzido um folder destinado aos empresários e turistas. “A intenção da Secretaria é fazer um levantamento de todos os locais potencialmente turísticos de nossa região. Para, então, fazermos um trabalho integrado às outras secretarias, relacionando, por exemplo, a Cultura e providenciaremos um calendário anual de eventos.” Segundo Genes, é preciso evidenciar e fazer funcionar toda uma cadeia turística que também depende do empenho dos empresários miracemenses.

Para a diretora técnica do Sebrae, Eliana Castro, é muito importante o município saber identificar a sua vocação e explorar esse potencial constantemente, não apenas em temporadas. “Miracema já identificou o seu potencial, e o Sebrae pode auxiliar muito o desenvolvimento turístico, econômico e cultural da cidade,  com direcionamentos, capacitações, implantação do cursos como: Educação Básica para Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP), entre outros. O ideal é pensarmos em um movimento contínuo e não apenas pontual. Por exemplo, o Miracaxi e as praias podem alavancar diversas atrações da região durante todo o ano. Nossa intenção é formalizar um amplo convênio com o município, que o auxilie em médio e longo prazo na implantação e no funcionamento da rede turística”, afirmou.

Na oportunidade o prefeito Saulo Milhomem agradeceu a disponibilidade dos técnicos do Sebrae e enfatizou o quanto é importante para o município formar esta parceria e receber direcionamentos da instituição. “Ainda estamos em conversação e alinhamento de ideias e contrapartidas deste convênio, mas acredito que dando este suporte, com cursos, capacitações e orientações, o miracemense se sentirá mais confiante e preparado para investir na cidade”. Outra temática destacada pelo prefeito é o potencial educacional de Miracema, com a presença da Universidade Federal do Tocantins (UFT) e a recente parceria com a Faculdade Anhanguera.