Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­cia

A Polícia Militar está em alerta e reforçou o policiamento e rondas ostensivas nas regiões próximas às escolas públicas de Palmas/TO devido ao compartilhamento de áudios com mensagens ameaçadoras a alunos, professores e servidores.

A Guarda Metropolitana de Palmas (GMP) também intensificou o patrulhamento na porta das escolas municipais.

A secretária de Segurança e Mobilidade Urbana, Welere Barbosa, esclarece que se trata de uma medida preventiva de forma a aproximar a GMP da comunidade escolar. Ela também destaca que sempre é necessário atenção por parte de todos e incentiva a comunidade a fazer denúncias caso observe algo suspeito. “As autoridades policiais estão mobilizadas na busca da origem dos áudios, nossa equipe continuará sua rotina intensa de monitoramento dos equipamentos públicos municipais com patrulhamento ostensivo”, destacou a secretária.

Com uma voz distorcida digitalmente, o autor do áudio, que se auto declara integrante de uma facção criminosa, faz ameaças às escolas públicas da capital. A PM informou que são mensagens ameaçadoras com o único objetivo de causar pânico e desordem nas comunidades escolares. A origem dos áudios também não foi identificada, mas a polícia tem recebido notificações da ocorrência e está monitorando o caso.

No Centro de Ensino Médio de Taquaralto uma viatura da PM e policiais estão na porta do colégio. Para tranquilizar os estudantes e as famílias, professores e funcionários da escola divulgaram a foto com a mensagem: “lembrando aos alunos que nossa escola está com policiamento na porta para manter a segurança de todos”.

PM na porta de escola na região sul de Palmas e mensagem para tranquilizar os estudantes (Foto: Reprodução/ Whatsapp)

A PM alerta ainda que a prática de disseminar conteúdo falso com o objetivo de causar insegurança na comunidade é considerada crime, bem como o compartilhamento do conteúdo com o mesmo objetivo.

Por fim, a Polícia Militar reforça que não há necessidade de preocupação e que o policiamento foi reforçado nas unidades escolares com policiais fardados e à paisana. (Atualizada às 14 horas)

Confira abaixo a nota da PM na íntegra.

A Polícia Militar informa que tem recebido informações acerca de áudios, por meio das redes sociais, buscando espalhar insegurança nas comunidades escolares, em Palmas. Entretanto, a rotina policial de visitas às escolas, palestras e orientações, bem como policiamento preventivo nas imediações continuam normalmente.

Não foi detectada ainda a origem dos áudios, mas a PM recorda casos semelhantes, em que pessoas descompromissadas com a segurança pública alteram a voz em aplicativos gratuitos disponíveis, para gerar sensação de insegurança. A prática é considerada crime e os infratores sujeitos à sanção criminal.

O seu compartilhamento também pode ser considerado crime, dependendo das circunstâncias, além de ocasionar dimensionamento desnecessário da informação, objeto pretendido pelo criminoso nestes casos.

A PM continua monitorando e reforçando o policiamento em todas as Escolas da capital, com policiais militares fardados e sem fardas (à paisana), com objetivo de prevenir alguma ação delituosa.