Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Foto: Elias Oliveira

Usar a criatividade e expressar sentimentos sobre o lugar onde se vive é uma das propostas da Olimpíada de Língua Portuguesa (OLP) – Escrevendo o Futuro, que foi lançada oficialmente, no Tocantins, na manhã desta quinta-feira, 11. O lançamento foi promovido pela Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes, em parceria com a União Nacional dos Dirigentes Municipais da Educação (Undime), no auditório do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Tocantins (IFTO).

O objetivo principal é apresentar o formato do certame aos secretários municipais de educação para promover e fomentar a adesão dos municípios à Olimpíada. Dos 139 municípios tocantinenses, 117 já se inscreveram, como explicou a coordenadora estadual da Olimpíada, Roseli Bitzcof de Moura. “Poucos municípios ainda não se inscreveram e podem fazer isso até o dia 30 de abril. A adesão é importante, pois quando o professor se inscreve, ele tem a oportunidade de trabalhar diversos gêneros textuais, com apoio de materiais disponibilizados no site da Olimpíada e ainda concorre com os estudantes a premiação”, frisou.

A temática da Olimpíada, "O lugar onde vivo", incentiva o estudante à compreensão das temáticas locais e de si mesmo, como aponta o secretário executivo da Seduc, professor Robson Vila Nova Lopes. “Além de incentivar a prática da leitura, escrita e desenvolvimento dessas habilidades, o certame ainda é um instrumento que auxilia na formação de estudantes com olhar crítico sobre sua realidade e região, fomenta o resgate às memórias e assim contribui para a formação cidadã”, apontou.

A secretária municipal de Educação de Aurora do Tocantins, Cleivane Ribeiro, já fez a adesão e lembrou que é importante estar atento ao prazo de inscrição. “Não podemos perder a oportunidade de incentivar nossos estudantes a participarem, é nossa responsabilidade divulgar e contribuir para que eles participem”, ponderou.

OLP

A Olimpíada de Língua Portuguesa (OLP) é uma iniciativa do Ministério da Educação (MEC) que integra as ações desenvolvidas pelo Programa Escrevendo o Futuro. É um concurso de produção de textos destinado a estudantes de escolas públicas de todo o país.

Podem participar professores da rede pública e estudantes do 5º ano do ensino fundamental até a 3ª série do ensino médio.

Os gêneros textuais abordados são poema, para o 5º ano; memórias literárias para 6º e 7º anos; e crônica para 8º e 9º anos do ensino fundamental. Para o ensino médio, a novidade é a inserção do gênero textual documentário para a 1ª e 2ª séries e artigo de opinião para a 3ª.

As premiações para semifinalistas, finalistas e vencedores trazem grandes surpresas - entre elas, uma imersão pedagógica internacional para os professores vencedores, e uma viagem cultural em território brasileiro para seus alunos. Mais detalhes sobre as inscrições, que feitas até o dia 30 de abril, estão no site www.escrevendoofuturo.org.br. No site também está o regulamento, calendário e premiações do certame.

Outras pautas

Ainda no dia de lançamento, a União Nacional dos Dirigentes Municipais da Educação (Undime) discute outras pautas com os secretários municipais de educação. Conforme o presidente da União, os debates do restante do dia estão interligados com as propostas da OLP. “Temos uma agenda de reuniões com os secretários para debater pontos que são primordiais no município, quando se trata de Educação. Um desses pontos é a formação de professores, que está inserida nas propostas da Olimpíada e precisa ser debatida”, finalizou.

A proposta de trabalho é abordar, além da OLP, a formação de professores, monitoramento do Plano Municipal de Educação (PME), realizar prestação de contas da Undime e explanar sobre fóruns que serão realizados ainda em 2019.