Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Os estudantes que fizeram parte das atividades da 7ª edição da Olimpíada de Língua Portuguesa em 2021, começaram a receber a premiação em suas casas. São os alunos que compõem as turmas dos relatos de práticas contadas pelos professores finalistas. Eles estão recebendo os leitores de textos (KINDLE) e certificados.

Na Escola Estadual Joaquim Francisco de Azevedo, em Taipas, a professora Rosana Ribeiro dos Santos, conversou com os alunos que receberam os prêmios. Rosana já é veterana na olimpíada, participa desde 2008, e nos anos de 2016, 2019 e 2021, ela foi classificada para as etapas finais da olimpíada. No ano passado, a professora Rosana trabalhou com os alunos o gênero crônica, e foi um desafio realizar as atividades propostas pela olimpíada de forma remota.

“Eu como professora fico muito grata em despertar nos alunos esse interesse pela Olimpíada de Língua Portuguesa. Percebemos o quanto as oficinas foram significativas, por meio delas, os estudantes tiveram contatos com outras pessoas, firmaram amizades, e tiveram a oportunidade de aprenderem mais sobre os gêneros textuais, com formadores experientes. Eles passaram a ter mais gosto pela leitura e pela escrita”, contou Rosana.

A professora ressaltou a importância de fazer as atividades propostas pela olimpíada. “Chegar até a etapa final da olimpíada foi algo significativo, porque não esperávamos, devido às dificuldades que enfrentamos por causa da pandemia. Não tínhamos o contato presencial, as comunicações e orientações eram feitas por meio das redes sociais. As oficinas foram realizadas de forma online. Levamos os estudantes para a escola, porque alguns deles não tinham acesso às tecnologias e nem a internet. Para eles foi interessante conhecer colegas de outros estados e interagir nas atividades”, frisou.

Rosana explicou que os alunos gostaram da premiação, que foi leitor digital. “É uma ferramenta que vai auxiliar os estudantes nas aulas de Língua Inglesa, porque tem um tradutor, e, com certeza, vai aumentar a prática da leitura”, afirmou.

Dos alunos da professora Rosana, Luiz Eduardo Pereira da Silva, conseguiu ser finalista em dois anos. “A Olimpíada conseguiu me trazer um gosto inexplicável pela nossa língua. Consegui novas amizades, novas experiências e novas ideias, são participações muito ricas que acontecem no decorrer das atividades da olimpíada. Tive a honra de conhecer duas grandes autoras, que fazem de suas escritas verdadeiras obras de arte, Conceição Evaristo, e Geni Guimarães”, contou o estudante Luiz Eduardo.

O estudante Rafael Cardoso também falou de sua participação na olimpíada. “Foi muito gratificante participar das Olimpíadas de Língua Portuguesa. Através das oficinas online conheci pessoas de todo o Brasil e troquei experiências. A partir daí, o meu desejo pela leitura e pela escrita só vem aumentando a cada dia”, lembrou.

Markes Cristiana Oliveira dos Santos, superintendente de Educação Básica da Secretaria da Educação destacou a importância dos estudantes aproveitarem as oportunidades que a escola oferece. “Estamos muito felizes com os alunos recebendo esses prêmios, é mais uma motivação para continuar estudando. Orientamos o trabalho pedagógico que promova o protagonismo, que crie oportunidades e contribua para a melhoria das aprendizagens. Essas são oportunidades que fazem a diferença na vida dos alunos, ajuda a despertar interesses por diversas áreas do conhecimento”, afirmou Markes.

Edição 2021

No ano passado, 12 professores do Tocantins foram semifinalistas da Olimpíada de Língua Portuguesa – Escrevendo o Futuro, que foi realizada de forma online. E a professora Rute da Silva Santos, da Escola Estadual Padre Giuliano Moretti, de Tocantinópolis, ficou entre os vencedores da olimpíada. Ela participou com o gênero memórias literárias.