Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Marcos Veloso

Na manhã desta quarta-feira (24), o prefeito de Gurupi, Laurez Moreira, recebeu prefeitos que integram o Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento dos Municípios do Centro Oeste do Tocantins (CMCO). Na oportunidade Laurez apresentou as ações e avanços de cada área da sua gestão e assinou o termo de adesão ao consórcio.

Estiveram presentes no encontro o prefeito de Fátima e presidente do CMCO, Washington Vasconcelos; o prefeito de Sandolândia, Radilson Lima; prefeita de Pugmil, Nazaré Amâncio; prefeito de Aliança do Tocantins, Coronel Tavares e o prefeito de Crixás, Ivanio Machado (Crentão). Vereadores de Fátima também estiveram presentes.

Na reunião o prefeito Laurez Moreira explanou sobre os avanços de Gurupi em sua gestão, respaldado por sua equipe de secretários a qual deixou a disposição dos municípios vizinhos para esclarecimentos e eventuais parcerias. E também levou os prefeitos para visitar algumas das obras em andamento no município.

Segundo o prefeito de Gurupi, o consórcio é uma maneira nova de resolver os problemas do município. "Eu tenho a compreensão que a cidade de Gurupi como uma cidade polo, ela tem o dever de colaborar com o desenvolvimento dos outros municípios. Eu aprendi que tudo de bom que acontece nos municípios ligados a cidade de Gurupi, é bom para Gurupi”, disse Laurez Moreira, acrescentando: “É evidente que a cidade de Gurupi sendo maior tem um grupo técnico qualificado e pode muito bem trocar experiências com os municípios vizinhos, além de somar forças no sentido de buscar recursos estaduais e federais”, concluiu.

Para o prefeito de Fátima e presidente do CMCO, Washington Vasconcelos, o objetivo do consórcio tem sido a junção de forças entre os municípios e essa união faz com que lidem melhor com as dificuldades e demandas de cada município. “Receber Gurupi no CMCO representa uma força muito grande, um modelo novo de gestão, onde Gurupi com sua grandeza disponibiliza a nós, municípios pequenos, toda uma estrutura para aprendermos como lidar com os problemas da nossa localidade, como aterro sanitário, modernização de obras, convênios, controle interno, arrecadação, entre outras matérias”, disse.

Sobre as principais demandas dos pequenos municípios, Vasconcelos acrescentou. “Nossas principais demandas hoje são aterro sanitário, que existe uma cobrança muito grande e nós estamos com os nossos prazos findando, e pavimentação asfáltica para minimizar os problemas da nossa malha viária”, afirmou.