Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Raiza Ribeiro

Foto: Raiza Ribeiro

A Secretaria Municipal de Saúde (Semus) encerra mais um ciclo de aplicação do inseticida Ultra Baixo Volume (UBV) pesado, popularmente chamado de fumacê. O cronograma de aplicação se encerra neste domingo, 28, contemplando as regiões com maior número de notificações de dengue, zika e chikungunya. O uso do fumacê foi empregado na Capital como complemento às ações de combate ao Aedes aegypti, mosquito transmissor de várias doenças, entre elas a dengue, que teve um grande aumento de casos este ano. A primeira etapa foi realizada nos meses de janeiro e fevereiro de 2019 e a segunda se iniciou logo nos primeiros dias de abril deste ano.

De acordo com a gerente da Unidade de Vigilância e Controle de Zoonoses (UVCZ), Betânia Costa, uma nova etapa de aplicação do fumacê poderá ocorrer, dependendo dos resultados obtidos, após um novo Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti (LIRAa) que deve ser feito em maio. “Vamos fazer novas avaliações, um novo LIRAa. Precisamos dos dados epidemiológicos para avaliar se ainda há necessidade de mais à frente aplicar o fumacê. O LIRAa será feito no final de maio, mas enquanto isso, vamos continuar intensificando as ações de vigilância em campo, levantando também os índices de infestação por meio das visitas domiciliares dos agentes de combate às endemias”, ressalta a gerente.

Betânia reforça a importância do envolvimento da população no combate ao Aedes aegypti. “O que garante a efetividade das nossas ações é a participação da população fazendo a vigilância semanalmente nas suas casas”, conclui.

Quadras contempladas

De acordo com o cronograma, nesta quarta-feira, 24, o trabalho será realizado nos setores Maria Rosa, Belo Horizonte, Vale do Sol e Jardim Canaã e nas quadras Arnos 41, 43, 72 e 73. Na quinta-feira, 25, serão contempladas as quadras Arses 33, 61 e 65. Na sexta-feira, 26, o fumacê será aplicado nos setores Sol Nascente, Morada do Sol, Jardim Janaína, Arne 14, Arno 61 e Arnos 12 e 21 e ACNO 1.

No sábado, 27, novamente é a vez dos setores Maria Rosa, Belo Horizonte, Vale do Sol e Jardim Canaã e das quadras Arnos 41, 43, 72 e 73. E no domingo, 28, as aplicações se encerram nas Arses 33, 61 e 65.

Nestes locais dois veículos circularão em diferentes turnos, das 5 às 8 horas e das 17 às 20 horas. Vale reforçar que dependendo da meteorologia do dia, o período da circulação do carro fumacê pode ser alterado. A orientação é que os moradores deixem as portas e janelas abertas para maior circulação do produto no interior das casas, onde os mosquitos costumam se abrigar.

Sobre o inseticida

A pulverização do UBV ou nebulização espacial é a aplicação de inseticida em dosagens baixas, por meio de equipamentos que quebram as partículas da calda inseticida em minúsculas gotículas que, em suspensão, poderão atingir letalmente o mosquito. Tem efeito efêmero (somente em suspensão), é inespecífica (atua sobre qualquer outro organismo) e age apenas em mosquitos adultos.

O inseticida não mata as larvas do mosquito, que estão em caixas d’água, potes, baldes, pneus, lajes, dentre outros pontos de água parada. Por isso, a população tem papel importante na eliminação de criadouros, que deve ser realizada pelo menos uma vez por semana em vistoria a sua própria residência. Assim, o ciclo de vida do mosquito será interrompido.

Cronograma de circulação do carro fumacê:

Quarta - 24 de abril

 - Manhã - Maria Rosa, Belo Horizonte, Vale do Sol, Jardim Canaã, Arnos 72 e 73

 - Tarde - Arnos 41 e 43

  Quinta - 25 de abril

- Manhã - Arses 33 e 65

 - Tarde - Arse 61

 Sexta - 26 de abril

- Manhã - Sol Nascente, Arnos 12 e 21 e ACNO 1

 - Tarde - Sol Nascente, Morada do Sol, Jardim Janaína, Arne 14 e Arno 61

 Sábado - 27 de abril

- Manhã - Maria Rosa, Belo Horizonte, Vale do Sol, Jardim Canaã, Arnos 72 e 73

 - Tarde - Arnos 41 e 43

 Domingo - 28 de abril

- Manhã - Arses 33 e 65

 - Tarde - Arse 61