Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Segundo Villas Boas, etapas iniciais do projeto atingiram mais de 25 mil jovens e indígenas

Segundo Villas Boas, etapas iniciais do projeto atingiram mais de 25 mil jovens e indígenas Foto: Lucas Nascimento

Foto: Lucas Nascimento Segundo Villas Boas, etapas iniciais do projeto atingiram mais de 25 mil jovens e indígenas Segundo Villas Boas, etapas iniciais do projeto atingiram mais de 25 mil jovens e indígenas

A Justiça Eleitoral do Tocantins instituiu os programas: Inclusão Sociopolítica dos Povos Indígenas, Agentes da Democracia – Formação de Eleitores e Políticos do Futuro e o Inclusão Política da Mulher: + Mulher + Democracia, como ações permanentes do Regional. Os três programas serão coordenados pela Escola Judiciária Eleitoral Ministro Humberto Gomes de Barros e passam a vigorar de forma permanente, tendo por meta fortalecer a visão estratégica do Regional para a Educação Política da Sociedade, para aproximar a comunidade dos serviços oferecidos pela Justiça Eleitoral e conscientizar os cidadãos para o efetivo exercício dos seus direitos e deveres políticos.

De acordo com o presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Estado do Tocantins (TRE-TO), desembargador Marco Antony Villas Boas, a instituição dos projetos, em caráter permanente, surge a partir da necessidade de fomentar a participação do jovem eleitorado no processo político, promover a inclusão sociopolítica dos povos indígenas e a participação efetiva da mulher no debate democrático do processo eleitoral.

“As etapas iniciais do projeto de inclusão sociopolítica dos povos indígenas e agentes da democracia atingiram um público de mais de 25 mil jovens e indígenas, o que demonstra o êxito dos programas e o alinha à visão estratégica do Tribunal, que busca ser modelo de excelência na gestão processo eleitoral e na educação política da sociedade, buscando garantir, no plano concreto, os direitos de cidadania”, explicou Villas Boas.

A vice-presidente do Tribunal, desembargadora Etelvina Sampaio Felipe, parabenizou a gestão por levar os programas às demais zonas eleitorais, principalmente o de inclusão política da Mulher. “Estamos vivenciando uma questão bastante dolorosa, onde a mulher está sendo usada como laranja, no processo eleitoral. Quero parabenizar vossa excelência pela condução desses projetos, por levá-los às demais zonas eleitorais”, elogiou.

Os programas vão abranger ações de conscientização, capacitação, mobilização, formação, despertar da consciência cívica e inclusão sociopolítica dos povos indígenas, jovens, mulheres, alunos especiais e idosos do Estado do Tocantins.

As atividades dos programas serão desenvolvidas no decorrer deste ano e serão elaboradas de forma lúdica e dinâmica para envolver o público alvo dos 3 programas. A formalização aconteceu com a aprovação da Resolução 444/2019, pela Corte Eleitoral, na tarde da última segunda-feira (29/4).