Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Wladimir Machado

A diversidade do artesanato do Tocantins produzidos, de forma sustentável, pelas mãos talentosas dos artesãos das comunidades tradicionais, encantam pela delicadeza, criatividade e originalidade. Essas qualidades do artesanato do Estado podem ser conferidas no Espaço Empresarial, durante a Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins (Agrotins), edição 2019, que foi aberta oficialmente, nesta segunda-feira, 7, pelo governador Mauro Carlesse.

No estande da Agência de Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc), os artesãos de várias regiões do Estado, estão expondo e comercializando as peças produzidas com capim dourado, sementes, madeira, bucha vegetal, além de biojoias. No local, também estão em exposição: a famosa paçoca de carne de sol do município de Arraias; o biscoito amor perfeito da cidade de Natividade, além de licores com frutos do cerrado.

Para a artesã, Angélica Barbosa, que integra o projeto jatobá do município de Arraias, a 418 km de Palmas, na região sudeste, a Agrotins é uma vitrine para que os artesãos possam divulgar seus produtos, além de contribuir para gerar mais renda às famílias. “A feira nos permite mostrar e valorizar o nosso trabalho e a nossa cultura do lugar em que vivemos, além de ajudar as pessoas que vivem da arte”, argumentou.

Biscoito

O biscoito amor-perfeito, produzido no município de Natividade, a 226 km da capital, é outro atrativo da exposição no estande da Adetuc. A iguaria é produzida a mais de 100 anos no município.  Os biscoitos são produzidos, de forma artesanal, sob a supervisão da Tia Naninha. Ela aprendeu com a mãe e, hoje, ensina o que sabe a 14 funcionários da fábrica artesanal instalada em sua casa. “Esse espaço na Agrotins nos dá bastante notoriedade. É uma grande satisfação participar mais uma vez dessa feira que, por meio da Adetuc, valoriza nosso patrimônio histórico e cultural", disse o representante comercial da fábrica do amor-perfeito, Marcelo Aquino.

Artesanato 

O artesanato de capim dourado também é um dos destaques da exposição. As peças delicadas e ricas em detalhes vieram da região do Jalapão, por meio da Associação de Capim Dourado de Ponte Alta do Tocantins, a 152 km de Palmas. “Aqui é uma grande oportunidade de divulgarmos nosso artesanato produzido com o capim dourado, pois a feira concentra um grande número de visitantes interessados em conhecer e adquirir nossos produtos”, avaliou a artesã Ehrlane Evangelista.

Visitantes

A turista do estado do Piauí, Sônia Abreu, que visitou o estande da Adetuc, ficou encantada com a riqueza do artesanato tocantinense. “Achei muito interessante a beleza do artesanato do Tocantins. Fiquei encantada em conhecer de perto o artesanato produzido aqui, em especial, o capim dourado”, disse. 

Para o presidente da Adetuc, Tom Lyra, a Agrotins representa uma vitrine para que os visitantes conheçam nossos potencias turísticos e culturais. “A feira atrai milhares de visitantes, sendo uma grande oportunidade para apresentarmos nossos roteiros turísticos, além do artesanato e as manifestações culturais do nosso Estado, o que fomenta a economia criativa, gerando mais empregos e renda”, enfatizou.

Agrotins

 A 19ª edição da Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins ocorre até sábado, 11 de maio, no Centro Agrotecnológico de Palmas. Este ano, a feira traz como tema Agronegócio de Atitude Sustentável.