Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Palmas

Servidores da saúde buscam equiparação salarial aos colegas do quadro geral

Servidores do quadro da saúde da prefeitura de Palmas participam na manhã desta quinta-feira, 9, de uma reunião com os vereadores da capital na busca de apoio para a equiparação salarial da categoria aos servidores do quadro geral do município.

Segundo o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais (Sisemp), que está intermediando o diálogo entre os parlamentares e servidores, o pessoal da saúde ganha cerca de 27% a menos que o quadro geral da prefeitura.

Isso ocorre porque no ano de 2007 os servidores públicos do quadro geral do município de nível superior receberam uma gratificação de cerca de R$ 700 que posteriormente foi incorporada ao plano de cargos, carreiras e salários do quadro. Entretanto, tal gratificação não foi incorporada aos servidores da saúde com mesmo nível de formação, o que causou uma disparidade salarial entre profissionais de mesma formação, mas quadros diferentes.

De acordo com o Sisemp, um biólogo lotado no quadro geral ganha 27% a mais que um biólogo lotado na secretaria municipal de saúde, o que daria uma diferença salarial de cerca de R$ 1 mil. O presidente do sindicato, Heguel Albuquerque, disse que se reuniu anteriormente com o secretário de saúde Daniel, que garantiu que o projeto já está elaborado e teria sido apresentado à prefeita Cinthia Ribeiro que teria dado aval à equiparação. "O secretário ainda não nos apresentou o projeto, não conhecemos o conteúdo, mas a gestão se comprometeu a apresentar a proposta na mesa de negociação do SUS antes de encaminhar para o Legislativo".

Os servidores buscam agora apoio da Câmara após o projeto ser enviado ao Legislativo. Segundo o Sisemp o posicionamento dos parlamentares durante a reunião desta manhã foi majoritariamente favorável à equiparação salarial.

Resposta

A Secretaria Municipal de Saúde informou que já foi criada uma mesa de negociações do SUS (Sistema Único de Saúde) com o objetivo de discutir com os sindicatos questões como a equiparação salarial dos servidores de nível superior do quadro da saúde aos servidores de mesmo nível de formação do quadro geral. A primeira reunião está marcada para a próxima sexta, 17, e somente após o desenrolar das negociações é que o projeto de lei será elaborado e encaminhado ao legislativo. (Atualizada às 16h21)

Em reunião com vereadores sindicato e servidores pedem apoio à aprovação do projeto (foto: Sisemp)