Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Elas venceram o preconceito, os momentos de baixa autoestima e enfrentaram uma sociedade ainda machista. Foi um caminho difícil desde a primeira agressão até a decisão em denunciar seus agressores, mas elas receberam apoio jurídico e psicológico, foram fortes e conseguiram vencer a violência doméstica. As histórias de superação dessas mulheres – cinco assistidas da Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE-TO) – estão retratadas na exposição fotográfica Desatando Nós. A vernissage será às 18 horas desta segunda-feira, 13, no Capim Dourado Shopping.

A Mostra reúne 22 fotografias de mulheres atendidas pelo Núcleo de Defesa dos Direitos da Mulher (Nudem) da Defensoria Pública no Tocantins. São elas: Divina Helena Gomes da Silva, Francisca Maria Fernandes da Luz, Luziene Batista Pereira, Maria Marcileia Gomes Contreiras Saldanha e Mônica Negrão Teixeira.

As fotos e a direção de imagens são da repórter-fotográfica da DPE-TO, Loise Maria. “O nome ‘Desatando Nós’ surgiu no momento das fotos, quando uma das mulheres desatava o nó de sua roupa e, naquele momento, falou sobre os tantos nós que teve desatar para superar a violência. Foi uma experiência importante para a minha carreira e também de empatia” disse.

Supervisora da exposição e coordenadora do Nudem, a defensora pública Franciana Di Fátima Cardoso considera que a exposição é importante para levar à sociedade, também por meio da arte, o debate e a discussão sobre a violência contra as mulheres: “Desatar nós para o fim da violência contra as mulheres é uma responsabilidade de todos e de todas. É isso que queremos mostrar e conscientizar”.

Exposição

A mostra “Desatando Nós” é realizada pela DPE-TO por meio do Nudem e conta com a parceria do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) de Palmas.

A abertura e a primeira edição contam com o apoio do Capim Dourado Shopping e Lady Lord Cabeleireiros e Estética.

A Mostra ficará exposta de 13 a 21 de maio.

Ficha técnica

Realização: Defensoria Pública do Estado do Tocantins / Núcleo Especializado em Defesa dos Direitos da Mulher (Nudem)

Parceiro: Senac Tocantins – Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial / Sistema Fecomércio

Apoio 1ª edição: Capim Dourado Shopping e Lady Lord Cabeleireiros e Estética

Proposta: André Araújo Nascimento, Loise Maria / Comunicação DPE-TO e Catarina Maria de Lima Lopes / Nudem

Supervisão: Franciana Di Fátima Cardoso – defensora pública e coordenadora do Nudem

Fotografia e seleção de fotos: Loise Maria

Direção e produção fotográfica: Loise Maria e Catarina Maria de Lima Lopes

Mulheres fotografadas: Divina Helena Gomes da Silva, Francisca Maria Fernandes da Luz, Luziene Batista Pereira, Maria Marcileia Gomes Contreiras Saldanha e Mônica Negrão Teixeira