Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Aline Batista

Foto: Aline Batista

O vereador Rogério Santos (PRB) deu entrada na Câmara Municipal de Palmas, com o Projeto de Lei nº 57/19, que pede a implantação do Programa de Vacinação Domiciliar para idosos e portadores de necessidades especiais.

“Em 2030, o Brasil terá a quinta população mais idosa do mundo. Os dados são da Organização Mundial da Saúde. Precisamos nos preparar para cuidar de quem merece respeito e amor. Muitas vezes, o idoso ou um cadeirante, por exemplo, deixa de ficar imune a doenças graves e que podem levar à morte por não ter como ir até um posto próximo à casa onde mora”, justifica o vereador. 

Caso o projeto seja aprovado, a Secretaria Municipal de Saúde de Palmas deverá fazer o cadastro desses pacientes e ser a responsável pelo transporte e aplicação de vacinas (contra gripe, pneumonia, difteria e tétano, entre outras). O projeto prevê que as vacinas devem ser aplicadas por profissionais de saúde. A ação deverá ser feita, mediante solicitação por telefone pelo paciente ou responsável em qualquer período do ano, inclusive durante as campanhas de vacinação.