Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação

O governador do Estado do Tocantins, Mauro Carlesse, encerra nesta quinta-feira, 23, uma agenda de dois dias de reuniões com empresários e representantes de investidores na cidade de São Paulo. Neste segundo dia de compromissos, o governador conheceu empreendimentos e apresentou os atrativos oferecidos pelo Tocantins para receber novas empresas.  

A primeira reunião do dia foi com representantes da empresa Desaer – Desenvolvimento Aeronáutico. Na ocasião, o sócio-diretor da empresa, Evandro Fernandes Fileno, apresentou ao governador Carlesse o projeto da aeronave que está sendo projetada pela companhia, o ATL 100 (Aeronave de Transporte Leve). De acordo com a empresa, o novo avião terá um perfil de mercado para atender as forças armadas e também a aviação comercial, principalmente em regiões isoladas como a Amazônia. O governador Carlesse convidou os executivos a visitarem o Tocantins e estudarem a possibilidade de implantação da unidade de montagem da aeronave em Gurupi. “Ainda é uma conversa inicial, mas abrimos essa perspectiva”, disse o Governador.

Já na segunda reunião, o governador Mauro Carlesse apresentou o Tocantins ao empresário Dirceu Gomes da Silva, que representa empresas do ramo de logística, energia solar, indústria farmacêutica e de ração animal. O maior interesse de Dirceu Gomes na reunião, foi a de fazer do Tocantins um polo logístico. “A localização do Tocantins e a ligação com os outros estados fazem da nossa logística uma das melhores. Aqui muitas empresas podem ficar mais perto de um novo público consumidor. Isso pode baratear custos para empresas e também gerar empregos no Estado”, avaliou o Governador.

Após essa agenda de reuniões, o governador Mauro Carlesse já planeja uma nova rodada de encontros onde pretende ampliar o modelo de divulgação do Estado visando atrair novos investidores. “Precisamos industrializar o Tocantins. O Estado precisa receber recursos privados para gerar empregos e também para agregar valor aos nossos produtos. O que vai fazer o Tocantins se desenvolver são as indústrias, que vão ajudar também a fortalecer o nosso comércio”, avaliou.