Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­cia

Foto: Wherbert Araújo
  • Policiais cumprem mandados e vasculham apartamentos

A Polícia Civil realiza na manhã desta quinta-feira, 23, uma operação de combate a facções criminosas ligadas a crimes como tráfico de drogas, furtos e roubos em Palmas. Cerca de 70 agentes cumprem mandados de busca e apreensão em um condomínio residencial na quadra 604 Norte em Palmas.

A Secretaria de Segurança Pública informa que, até o momento, 8 pessoas foram presas na operação e estão sendo ouvidas na sede da  Delegacia Especializada na Repressão a Narcóticos (Denarc). Ainda não há detalhes sobre as acusações. 

Moradores enviaram áudios de Whatsapp relatando que logo cedo se depararam com dezenas de policiais na entrada do condomínio e também no interior dos prédios. Até mesmo o helicóptero da Secretaria de Segurança Pública (SSP) foi utilizado na operação.

O condomínio  tem mais de mil moradores. Há relatos de que famílias teriam sido expulsas de suas próprias casas por bandidos e moradores ameaçados para que não fizessem denúncias sobre a ação criminosa no local. Alguns apartamentos vasculhados com autorização judicial não estavam sequer ocupados por pessoas, mas eram utilizados para esconder drogas e objetos de furtos e roubos. Batizada de Scavenge, a operação é resultado de investigações que começaram há 3 meses.

Apreensões e Prisões

Na operação, foram apreendidos 5 quilos de maconha, 1 quilo de cocaína de alta pureza, 1 quilo de crack, 5 balanças de precisão, insumos para embalagens dos entorpecentes e quantidade de dinheiro fracionada. As buscas foram cumpridas nos apartamentos de todos que, de alguma forma, colaboram para as atividades criminosas realizadas no interior do condomínio, sejam efetivamente traficando (donos de "boca de fumo", "olheiros", e entregadores conhecidos como "vapores"), ou cedendo os imóveis para armazenamento de ilícitos.

De acordo com o delegado Emerson Francisco de Moura, a operação é resultado de três meses de investigações das equipes policiais da Denarc. “Descobrimos que facções criminosas estariam se instalando no condomínio habitacional e realizando as comercializações de entorpecentes. Fomos informados, inclusive, que já houve conflitos entre as facções para comandar a comercialização naquele residencial”, afirmou.

Equipes

Participaram da operação o Grupo de Operações Táticas Especiais (GOTE), a unidade aérea do Centro Integrado de Operações Aéreas da Secretaria da Segurança Pública (CIOPAER), além das delegacias de Repressão a Crimes de Maior Potencial contra a Administração Pública (DRACMA), Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), Delegacia Especializada em Investigações Criminais (DEIC), Delegacia Estadual de Repressão a Crimes contra a Ordem Tributária (DOT), demais delegacias circunscricionais da Capital, além de efetivo policial dos municípios de Porto Nacional e Paraíso do Tocantins.