Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Médico, político, escritor, Odir Rocha é o destaque da 1ª Terça Literária de 2019, com a obra, Ascultando a Vida. O Sarau em homenagem ao escritor acontece no dia 4 de junho, às 20 horas, no Theatro Fernanda Montenegro. Os ingressos já estão disponíveis na loja da Fundação Cultural no Capim Dourado Shopping.  O Terça Literária é uma parceira da Fundação Cultural de Palmas (FCP) com a Academia Palmense de Letras (APL).

De acordo com o diretor do evento, Edson Cabral, “as origens, paixões e experiências do ‘poetinha’; do médico e do ser humano que encontrou no sertão a razão da sua vida, será narrada de forma lúdica nos depoimentos e manifestações dos amigos de profissão e amantes da literatura”. O evento contará com declamações, músicas, vídeos e depoimentos.

Ganhador de prêmios nacionais com poemas recheados de filosofia e de amor à natureza, Odir Rocha coloca na boca dos seus personagens a realidade contraditória das pessoas com quem conviveu nas suas experiências como médico, administrador e, principalmente na qualidade de exímio contador de causos. Um passeio capaz de ecoar e explorar o panorama histórico-social das experiências vivenciadas por jovens médicos na década de 70 entre doenças, partos e operações em centros cirúrgicos iluminados por lampiões de querosene.

Ascultando a Vida

‘Ascultando a Vida' é uma obra formada por quatorze contos, narrativas atraentes que faz o leitor viajar para um mundo de dificuldades, de solidariedade, de ignorância e, às vezes de encantamento. O autor amarra o leitor à beleza e à importância das coisas simples da vida e ao mesmo tempo à sua complexidade.

Odir Rocha

Escritor e membro da Academia Palmense de Letras. Nasceu na cidade de Araguari, Estado de Minas Gerais, é médico, político, poeta e cronista. Formou-se em medicina, em 1970, pela Faculdade de Ciências Médicas da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, em Curitiba. Em 1971, montou um pequeno hospital em Colinas de Goiás, onde permaneceu por 22 anos, além de médico foi professor do Colégio João XXIII e prefeito do município. Engajou-se na luta pró-criação do Estado do Tocantins.

Em 1993 mudou-se para Palmas, onde foi secretário da Ação Social e Habitação do município e secretário Estadual da Administração e da Secretaria Extraordinária para Assuntos Metropolitanos. Em 1996, foi eleito prefeito de Palmas, para o mandato de 1997 a 2000.  Ao término do mandato de prefeito municipal de Palmas foi nomeado presidente da Agência de Desenvolvimento do Estado do Tocantins em 2001. Ao deixar o cargo passou a dedicar-se à literatura, paixão que o acompanha desde o dia em que ganhou do pai, em 14 de julho de 1949, o seu primeiro livro: ‘Rui Barbosa para a juventude’ de Genésio Pereira Filho. É membro da União Brasileira de Escritores, Seccional de Goiás. É também membro Efetivo da Academia Tocantinense de Letras. Odir Rocha foi homenageado juntamente com o escritor Carlos Drummond de Andrade no 6º Salão do Livro do Tocantins realizado em 2010, pela Secretaria Estadual da Educação.

Obras publicadas

Do amor à Terra; Auscultando a vida; Terracanto; 25 Caminhada; Ipobajá; Empina-se pipa na terceira idade?