Em sessão ordinária realizada no sábado, 1º, em que Taquaruçu foi sede dos poderes Legislativo e Executivo, o vereador Moisemar Marinho (PDT) requereu reforço para a segurança pública como a instalação de câmeras de monitoramento na entrada e saída do distrito, nas principais praças, bem como ronda nas escolas. Na oportunidade, o parlamentar também pediu o atendimento especializado para alunos com necessidades especiais de forma que promova a inclusão no ambiente escolar.
No que tange a segurança pública de Taquaruçu, Moisemar Marinho fez o pedido para que a Prefeitura de Palmas instale câmeras de monitoramento na entrada e na saída do distrito e nas principais praças. Para elaboração do requerimento, ele contou que se baseou no sistema de videomonitoramento de Miracema, feito com baixo orçamento, e que facilitou os trabalhos da Polícia Civil e da Polícia Militar para prevenir e inibir crimes.
“Precisamos tomar medidas árduas, porém eficientes para a prevenção e combate ao crime. Taquaruçu tem apenas uma entrada e uma saída. Com pouco dinheiro é possível instalar câmeras para tentar prevenir ou inibir esses graves acontecimentos no diz respeito à segurança pública, assim como foi em Miracema”, afirmou.
O vereador também solicitou ronda nas escolas do distrito. “O objetivo é oferecer total apoio às escolas, dar suporte e orientação aos funcionários e acompanhar, de perto, as possíveis ocorrências garantindo a proteção dos locais e a segurança de alunos, professores e funcionários nas áreas externas e internas das unidades”, explicou.
Concurso
Autor do requerimento da realização do concurso da Guarda Metropolitana de Palmas, Moisemar cobrou, ainda, celeridade na realização do certame. “Parabenizo vossa excelência [prefeita de Palmas, Cinthia Ribeiro] por ter dado encaminhamento e estar perto de publicar o edital do certame. No entanto, existem quase cem guardas que estão aptos a se aposentarem e estão aguardando, tão somente, a realização desse concurso para irem para a reserva”, disse.
Atendimento especializado
Para os alunos com necessidades especiais, o parlamentar pediu o atendimento especializado por meio de cuidadores. De acordo com ele, os profissionais são fundamentais no processo de inclusão na educação. “Os cuidadores auxiliam alunos com necessidades especiais garantindo a eles segurança, bem-estar e melhor adaptação ao ambiente escolar”, finalizou.