Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Ambiente

Plantio de mudas em Madagascar

Plantio de mudas em Madagascar Foto: Divulgação

Foto: Divulgação Plantio de mudas em Madagascar Plantio de mudas em Madagascar

Na semana em que é comemorada a conscientização do Meio Ambiente, o Estado do Tocantins receberá os executivos da 8 Billion Trees na capital Palmas. A instituição americana realiza um trabalho de recuperação de áreas degradadas em todo o mundo através de investimentos financeiros feitos por doações de empresas e personalidades internacionais. O acordo de cooperação entre o Governo do Tocantins e a 8 Billion Trees será assinado nessa terça-feira (4) às 16 horas no Palácio Araguaia através da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMARH). 

Apesar da redução de 9,8% do desmatamento no Tocantins, a agressão ao cerrado brasileiro ainda é significativa e gera prejuízos a vegetação, rios e mananciais que cruzam o estado, de acordo com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais - (INPE).

Apenas no último ano, mais de 7.400 quilômetros quadrados foram devastados tanto pela ação do homem quanto pela própria natureza pelas queimadas espontâneas. O cerrado no centro do Brasil mantém uma cicatriz ambiental preocupante gerada nas últimas três décadas com o desaparecimento de 50% da mata nativa.

“Nós temos uma parcela fundamental no combate das devastações e na recuperação daquilo que foi perdido. É muito importante dizer que estamos dispostos a encaminhar as necessidades do Tocantins aos países sensíveis ao Meio Ambiente e com isso ajudar a recuperar este bioma primordial ao ecossistema brasileiro”, garante Jon Chambers diretor-presidente da 8 Billion Trees.

A 8 Billion Trees já recuperou, sem contrapartida, diversas áreas no planeta com fundos de doações em: Madagascar, Indonésia, República Democrática do Congo e Tanzânia. O controle do plantio é feito através de parcerias com ONG’s locais que produzem relatórios mensais com fotos e videos que mostram a evolução e crescimento das árvores plantadas. As doações são feitas pela internet através do portal da 8 Billion Tree (https://8billiontrees.com).

Para o gestor da pasta da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Tocantins Renato Jayme da Silva; este acordo chega em boa hora. “Ficamos bastante felizes com este suporte internacional ao estado do Tocantins. Isso aumentará ainda mais a nossa responsabilidade em cuidar do Meio Ambiente; que de certa forma beneficiará a todos em qualquer parte deste mundo. A questão ambiental é um passivo de todos.” afirma Renato Jayme secretário do Semarh; que defende a intensificação nas fiscalizações e combate ao desmatamento no estado neste período de seca.  

A 8 Billion Trees estima arrecadar mais de 720 mil reais durante três anos; período estipulado na cooperação com o Governo do Tocantins. A área a ser beneficiada para recuperação será apresentada durante a assinatura do acordo no Palácio Araguaia.

Acompanham a comitiva americana: Jon Chambers - Sócio Fundador da 8 Billion Trees, a Sra. Patty Ascher-Lewis - Diretora Executiva de Projetos Especiais da 8 Billion Trees e nora do saudoso comediante Jerry Lewis; e também o empresário brasileiro jornalista Fernando Hessel radicado nos EUA que doa parte do trabalho como voluntário neste projeto.