Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Divulgação/Seagro

Foto: Divulgação/Seagro

Além de ser o palco principal para a realização das edições anuais da Agrotins, maior Feira de Tecnologia Agropecuária da região Norte do Brasil, durante todo o ano o Governo do Tocantins, por meio da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Aquicultura (Seagro) atua no Centro Agrotecnológico de Palmas (CAP), desenvolvendo pesquisas agropecuárias e realizando eventos para capacitação técnica, em parceria com diversas instituições, públicas e privadas, de pesquisa e ensino.

Para o Secretário da Agricultura Pecuária e Aquicultura, César Halum “o Centro Agrotecnológico tem papel importante na transferência de tecnologia, difusão de conhecimento técnico, bem como espaço para importantes eventos”, enfatiza.

Durante o ano são realizados eventos para transferência de tecnologias ao produtor rural, como o Agosto Verde, dias de campo nas áreas animal e vegetal, visitas técnicas, provas equestres e cursos de inseminação artificial, entre outros.

Alguns eventos de cunho social também são realizados no local. As solicitações do espaço devem ser feitas, previamente, com a administração da Seagro. Um exemplo desses eventos é o Acampamento Campori de Desbravadores que acontecerá em dezembro deste ano. O espaço foi cedido para a Igreja Evangélica do 7º Dia.

No Centro também estão sendo conduzidas áreas de produção, multiplicação e distribuição de material genético “com objetivo de melhorar a produtividade do sistema de produção nas propriedades rurais”, de acordo com o diretor de Agrotecnologias, Tecnologias Sociais e Sociobiodiversidades, Fernando Garcia. 

Atividades

O Centro Agrotecnológico de Palmas conta atualmente com uma infraestrutura básica de funcionamento, destinado ao desenvolvimento tecnológico, por meio da instalação de unidades de pesquisa, validação e adaptação tecnológica, produção de material propagativo, capacitações e realização de eventos técnicos.

No local estão previstas atividades de condução das unidades de experimentos: de culturas anuais com arroz, milho, soja, sorgo, mandioca, cana e girassol; florestais de eucalipto, seringueira e macaúba; de aprendizagem tecnológicas (UATs);  do Programa ABC; de fruticultura (banana, maracujá, mamão); de produção de mudas em viveiros e os sistemas agroflorestais (SAFs), que ocupam uma área total de 80 ha.

Organização

O Centro Agrotecnológico de Palmas é mantido pelo Governo do Tocantins, por meio da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Aquicultura (Seagro), em parceria com entidades públicas federais, estaduais e municipais e também pela iniciativa privada, ligada ao setor produtivo, os quais procuram dotar de infraestrutura, visando atender as demandas tecnológicas do setor agropecuário para obtenção dos resultados pretendidos, segundo o gerente da instituição, João de Deus. 

Parceiros

São parceiros da Seagro no Centro Agrotecnológico, a Empresa Brasileira de pesquisas Agropecuárias (Embrapa), do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Tocantins (IFTO), da Universidade Federal do Tocantins (UFT), da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins), Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) e Prefeitura de Palmas.

Localização

O Centro Agrotecnológico de Palmas está instalado em uma área de 350 hectares, localizada no Km 23 da Rodovia TO-050, às margens do Lago da UHE - Luís Eduardo Magalhães.