Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

O deputado Ivory de Lira protocolou nesta quarta-feira, 5, dois requerimentos que visam o fomento e o disciplinamento das atividades turísticas no Estado do Tocantins, tendo em vista o início da temporada de praias do Estado.

Um dos requerimentos solicita ao governo do Estado que seja implantado um projeto de prevenção ao turismo predatório, com ênfase à exploração sexual de crianças, adolescentes, mulheres e demais públicos vulneráveis a estas práticas.

“Entre os principais problemas a serem prevenidos estão a gravidez na infância ou adolescência, evasão escolar e marginalização social”, justificou o parlamentar.

O projeto, segundo o deputado Ivory de Lira deve ser “transversal, educativo e ostensivo”, envolvendo além da Agência de Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa, pastas como as Secretarias de Governo, da Educação, da Saúde e do Desenvolvimento Social dentre outros.

Praias de Miracema

Ainda no objetivo de fomento ao turismo o deputado Ivory de Lira solicitou a inclusão das praias de Mirassol, Ilha do Carlim, Funil e Paredão todas localizadas no município de Miracema, no roteiro turístico do Tocantins.

Ele lembrou que enquanto na maioria dos estados brasileiros o verão já terminou, no Tocantins tem início a temporada de praias de água doce, formadas pela baixa dos rios, “deixando expostos os seus leitos, em extensas faixas de areia, sendo a maioria banhadas pelos rios Araguaia e Tocantins”.

Segundo o parlamentar, Miracema vem ano a ano se destacando com a estruturação de suas praias. “Neste período a cidade recebe muilhares de turistas das cidades vizinhas e de outros estados, gerando divisas e empregos para a população”, salientou.