Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­cia

As Polícias Civil e Científica do Tocantins estão representadas no V Curso de Investigação e Análise Financeira

As Polícias Civil e Científica do Tocantins estão representadas no V Curso de Investigação e Análise Financeira Foto: Divulgação

Foto: Divulgação As Polícias Civil e Científica do Tocantins estão representadas no V Curso de Investigação e Análise Financeira As Polícias Civil e Científica do Tocantins estão representadas no V Curso de Investigação e Análise Financeira

As Polícias Civil e Científica do Tocantins estão representadas no V Curso de Investigação e Análise Financeira, Edição Tocantins, promovido pela Polícia Federal. O curso acontece até 7 de junho, na sede da Superintendência Regional da Polícia Federal no Tocantins, e possui em seu conteúdo programático as temáticas de Crimes Financeiros, Business Intelligence, Análises Bancária, Fiscal, de Vínculos e de Relatórios de Inteligência Financeira (RIF) gerados pelo Conselho de Controle de Atividades Financeiras (COAF).

Além dos policiais federais, participam da capacitação três delegados de polícia civil, um perito criminal da Seção de Crimes Financeiros do Instituto de Criminalística e dois analistas do Laboratório de Lavagem de Dinheiro da Secretaria da Segurança Pública, que, assim como a troca de experiências institucionais, terão a sua disposição novas práticas na verificação de indícios de crimes de corrupção e lavagem de dinheiro, instrumentalizando, assim, o desencadeamento de investigações que possam municiar o Poder Judiciário na responsabilização dos autores desses delitos de alta complexidade.

Segundo o delegado Emerson Francisco de Moura, titular da Delegacia Especializada na Repressão a Narcóticos (DENARC), da Capital, e participante do Curso, a capacitação traz novas ferramentas que ajudam e facilitam o trabalho de investigação da Polícia Civil.

“O curso é de grande valia, novos conhecimentos são adquiridos,  principalmente para nós, que trabalhamos na área específica do trafico de drogas, permitindo o aprimoramento dos mecanismos de investigação para tentar localizar bens e valores de traficantes que estejam dissimulados em aparente origem lícita. Isso permite a inutilização desses recursos para financiar o tráfico e organizações criminosas. Combatemos, assim, o tráfico de drogas e também o seu financiamento”.   

O curso é um desdobramento do Programa Nacional de Capacitação e Treinamento para o Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro (PNLD), mantido pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), que tem como uma de suas principais metas o enfrentamento à corrupção. A participação dos policiais civis do Tocantins, por sua vez, representa uma das facetas da integração e articulação entre órgãos de segurança federal e estadual necessárias para a efetividade na repressão a tais crimes.

Parceria

A parceria com a Polícia Federal também foi responsável pela capacitação em defesa pessoal com especificação de Bastão Retrátil de policiais federais, civis e militares em Palmas, na semana passada. O curso da Polícia Federal teve como objetivo a atualização dos participantes para atuar no serviço operacional, padronizando as técnicas de defesa pessoal utilizadas. As aulas teóricas do curso também foram realizadas na sede da Superintendência Regional da PF no Tocantins e as aulas práticas na ESPOL. Além dos policiais federais, três policiais civis e quatro policiais militares concluíram o treinamento.