Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Vereador Tony Andrade ao deixar a sede da Dracma na manhã desta quarta

Vereador Tony Andrade ao deixar a sede da Dracma na manhã desta quarta Foto: Divulgação

Foto: Divulgação Vereador Tony Andrade ao deixar a sede da Dracma na manhã desta quarta Vereador Tony Andrade ao deixar a sede da Dracma na manhã desta quarta

O vereador de Porto Nacional, Tony Márcio Pereira Andrade (PSD), filho do presidente da Assembleia Legislativa do Tocantins, deputado Antônio Andrade (PHS), ficou em silêncio durante interrogatório na Delegacia de Repressão a Crimes de Maior Potencial contra a Administração Pública (DRACMA) na manhã desta quarta-feira, 12.

Tony Andrade é suspeito de envolvimento em um esquema de recebimento de dinheiro de funcionários fantasmas no gabinete do pai, na Assembleia Legislativa. A investigação é desdobramento da Operação Catarse e, segundo a Polícia Civil, o inquérito deve ser concluído ainda esta semana.

O vereador foi citado em janeiro deste ano por um outro investigado que era lotado no gabinete do deputado Antônio Andrade e que teria revelado que Tony é quem recebia parte do salário devolvido mensalmente.

Segundo o delegado plantonista da Dracma, Luciano Cruz, a polícia vai ouvir mais duas pessoas ligadas ao inquérito também nesta semana.

O Conexão Tocantins tentou contato com o vereador e também com seu advogado por telefone, mas as ligações não foram atendidas. Também solicitou o posicionamento do gabinete do presidente da Assembleia Legislativa e foi informado que não haveria posicionamento no momento. 

Delegacia pode ser extinta

Especializada em investigar crimes contra a administração pública, a Dracma está ameaçada por um projeto de autoria do Poder Executivo que pretende criar o Conselho Estadual de Segurança Pública do Tocantins (Conesp/TO) e a Diretoria do Departamento de Repressão à Corrupção e ao Crime Organizado (Dracco).

A mensagem nº 35, do governador Mauro Carlesse (DEM), com o projeto foi enviada ontem à Assembleia Legislativa e só não foi votada porque os parlamentares pediram vistas conjuntamente após um pedido manifestado pelo deputado estadual Júnior Geo (PROS). O projeto deverá então voltar às comissões e seguir para o plenário posteriormente.

Se aprovada, a lei pode permitir alteração no regimento interno da Secretaria de Segurança Pública, possibilitando o encerramento das atividades da Dracma. 

No início da sessão de ontem (11) da AL, o presidente do Sindicato dos Delegados da Polícia Civil (Sindepol), Mozart Felix escreveu em seu twitter, "a Assembleia Legislativa do Tocantins acaba de iniciar a sessão que tem o objetivo de acabar com a Dracma, a Delegacia de Combate à Corrupção. Por que será?", levantando o alerta de que Executivo e Legislativo estão agindo corporativa e politicamente para proteger políticos investigados por corrupção naquela delegacia.