Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

A produtividade do algodão  aparece em terceiro lugar

A produtividade do algodão aparece em terceiro lugar Foto: Joatan Silva

Foto: Joatan Silva A produtividade do algodão  aparece em terceiro lugar A produtividade do algodão aparece em terceiro lugar

Os números divulgados no 9º levantamento da Safra de grãos 2018/2019, divulgado este mês pela Conab, mostram que a área plantada, no Tocantins, na Safra 2018/2019 será de 1.444,91 mil hectares, com um acréscimo de 3,0% em relação à safra passada. A soja de sequeiro permanece como destaque e teve um incremento de 4,1% em relação à safra passada e o milho 2ª safra alcançou um aumento superior a 28% em área, com plantio de cerca 203 mil hectares. Já a produção de algodão continua crescendo no Tocantins, na safra passada, a área plantada foi de cerca de 2, 8 mil hectares passando para 4,16 mil hectares.

Essas previsões para o incremento em área, produtividade e consequentemente maior produção de grãos no Tocantins “decorrem de diversos fatores que influenciam maiores rendimentos. Dentre eles, as boas condições climáticas no período de cultivo, aliadas ao uso sustentável de novas tecnologias pelos produtores e a qualidade cada vez maior dos insumos que chegam ao Estado”, afirma o diretor de Agricultura, Agronegócio e Pecuária da Secretaria de Estado do Desenvolvimento da Agricultura e Pecuária, José Américo Vasconcelos.

Produção

Para a Safra 2018/2019, a produção de grãos prevista para o Estado do Tocantins deverá ultrapassar de 4.755 mil toneladas, valor 3,8% superior ao da safra anterior.

A soja continua sendo destaque, com produção estimada em mais 2.911 toneladas, seguida do milho que esse ano vai ultrapassar 1.104 toneladas, com grande destaque na segunda safra que tem produção prevista para mais de 900 mil toneladas, 69% superior em relação à safra passada. A produção de arroz deve ser de mais de 623 mil toneladas, principalmente nas áreas de várzea.

Produtividade

O milho, segunda cultura em destaque no Estado do Tocantins, teve um aumento significativo em relação à produtividade, na segunda safra, com previsão de saltar de 3.374 para 4.453 quilos por hectare, em média, sendo 32% a mais que a safra anterior, grande parte em função das condições climáticas que vêm proporcionando a antecipação dos plantios da soja em relação ao ano anterior.

A produtividade do algodão também aumentou significativamente passando de 3.750 para 4.457, 18,9% superior em relação à safra passada.