Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Economia

Para investir em produtos financeiros, o consumidor tem duas opções: ou aplica por meio do seu banco ou por meio de uma corretora de valores. As corretoras são responsáveis por intermediar a negociação de títulos  entre investidores e tomadores de recursos e vêm ganhando destaque no cenário financeiro por oferecer melhores opções e atendimento a quem deseja investir.

O processo de abertura de conta em uma corretora é simples e prático. O investidor pode fazê-lo online, por meio de dispositivos móveis ou computador. Mas antes de abrir uma conta em uma corretora é preciso saber como escolher qual a melhor para os seus objetivos e saber se ela é confiável. Algumas  informações que virão a seguir podem ajudar na escolha.

O que uma corretora de valores pode fazer?

Entre as principais atividades das corretoras, estão:

- a compra e venda de títulos e valores mobiliários;

- operação em bolsas de valores;

- instituição, organização e administração de fundos e clubes de investimento;

- intermediação de operações de compra e venda de moeda estrangeira,

- serviços de intermediação e de assessoria ou assistência técnica em operações e atividades nos mercados financeiro e de capitais.​

Como saber se uma corretora de valores é confiável?

O mercado de investimentos no Brasil é regulamentado. As corretoras de valores são supervisionadas tanto pelo Banco Central quanto pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM).

A CVM tem em seu site uma lista completa de todas as corretoras de valores e títulos mobiliários autorizadas a operar no Brasil. Essa relação informa os dados cadastrais da corretora como endereço completo da sede e outras informações.

Para quem procura uma corretora com objetivo de investir no Tesouro Direto, por exemplo, é interessante consultar a lista de instituições financeiras habilitadas no site do Tesouro Nacional. Além de listar todas as instituições que fazem operações do Tesouro, a lista informa quais cobram taxa de administração, e qual o percentual. Informa também quais são isentas de taxa para este investimento.

Como encontrar uma corretora de valores para investir

Além de conferir se a corretora de valores é cadastrada na CVM ou no Tesouro, o ideal é saber como é a sua reputação junto aos clientes e quais são os canais de relacionamento que ela disponibiliza. Uma forma de conhecer a sua reputação é checando a opinião dos clientes, seja buscando as redes sociais da corretora ou conferindo a taxa de resposta em sites de reclamação.

É importante para o investidor, principalmente o iniciante, saber ainda quais canais de atendimento a corretora oferece, como telefone e chat online, e se os profissionais de atendimento são capacitados para auxiliar nas operações e solução de dúvidas sobre os ativos disponíveis. É um bônus quando, além disso, a corretora fornece materiais educativos e assessoria personalizada.

Por fim, todo investidor deve escolher uma corretora de valores que ofereça produtos e serviços compatíveis com o seu perfil de investidor. Por exemplo, um investidor de perfil conservador vai ter preferência por uma corretora que ofereça produtos de baixo risco, como ativos de renda fixa. Já um investidor agressivo e experiente poderá precisar de uma corretora com uma boa ferramenta para negociação de ações, o home broker.