Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Acampamento foi montado em frente à secretaria (foto: divulgação)

Os candidatos aprovados no concurso público da Defesa Social realizado em 2014 completaram 45 dias de acampamento em frente à sede da Secretaria de Cidadania e Justiça (Seciju) em Palmas.

O grupo é formado por 125 agentes socioeducativos e 162 agentes prisionais. Segundo eles, o acampamento é uma forma de protesto por tempo indeterminado e uma cobrança pela posse no serviço público para começar a trabalhar nas unidades prisionais e nos centros socioeducativos do Estado.

As comissões montaram acampamento no local no dia 1º de maio e destacam que, diante da falta de respostas do governo, o protesto tem se intensificado. “Falta a homologação e posse para que os 125 Agentes Socioeducativos e Analistas ingressem no Estado, nós somos profissionais habilitados para função, as unidades socioeducativas possuem mais de 50 contratos que nem mesmo passaram por algum processo seletivo”, destaca Eduardo Fontoura, um dos aprovados.

Já para o candidato aprovado ao cargo de agente penitenciário, Fábio de Oliveira, “nas unidades prisionais há déficit de servidores e 260 contratos que foram alvos de ação civil pública proposta pelo Ministério Público Estadual e Defensoria Pública”.

Segundo as comissões dos representantes, a grande maioria dos Aprovados deixou o emprego e outras atividades para se dedicar ao curso de formação em período integral que teve um mês de duração. A comissão luta para que os candidatos e as famílias deles não sejam prejudicadas.