Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

“Um impulso ao fortalecimento do cooperativismo pedroafonsino”. Assim foi descrito o Projeto de Lei 05/2019, proposto pela vereadora Lili Benício e aprovado por unanimidade pela Câmara de Vereadores de Pedro Afonso, na última sessão ordinária do semestre, realizada na noite da quarta-feira, 19 de junho.

A proposta, que prevê instituir no município a Política Municipal de Incentivo e Apoio ao Cooperativismo, orienta ao Poder Executivo Municipal a realização de várias ações e iniciativas que garantam de forma direta ou indireta a promoção do desenvolvimento social, econômico e cultural por meio do cooperativismo.

Tendo como um dos objetivos o apoio técnico, financeiro e operacional, além do estímulo ao surgimento de novas cooperativas, que refletem no desenvolvimento econômico e social do município, bem como política de parcelamento de tributos e incentivos que evitem a evasão fiscal, o projeto, aprovado por unanimidade dos vereadores, foi comemorado pelos representantes das três cooperativas instaladas em Pedro Afonso.

O presidente da Cooperativa Agroindustrial do Tocantins (Coapa), Ricardo Khouri, que também preside o Sistema OCB/Sescoop-TO, parabenizou a parlamentar e afirmou que este é um grande passo para o cooperativismo de Pedro Afonso. “Ela permite que novas cooperativas surjam e fortalece as que já existem no município. Isso é um avanço muito grande para o cooperativismo. Não é nenhum favorecimento, mas uma construção de uma ponte entre o cooperativismo e o desenvolvimento regional. Teremos, dentro de uma década, um resultado muito grandioso”, frisou.

A presidente e diretora da Cooperativa de Educadores de Pedro Afonso (Coed), Gleide Américo Minucci, afirmou que o projeto possibilita uma colaboração que é buscada há bastante tempo. “Ele [o projeto] é de suma importância para fazer essa ponte entre o município e as cooperativas. O que nos queremos é contribuir com o município, desta forma as cooperativas estão vindo para somar”.

Já o gerente da agência do Sicredi em Pedro Afonso, Victor Rosalino, acredita que a lei vem para fomentar o seguimento e trazer desenvolvimento para a cidade. Segundo ele, a legislação vai possibilitar que as pessoas se unam formando outras cooperativas ou associações para tentar desenvolver a comunidade, um dos princípios básicos do cooperativismo.

Autora do projeto, a vereadora Lili Benício revelou que o cooperativismo é uma das formas de garantir o desenvolvimento local. “Não há dúvidas de que o cooperativismo é um dos caminhos viáveis para se chegar ao desenvolvimento da sociedade pedroafonsina. Por isso, esse projeto é tão importante, pois visa atender os anseios das cooperativas e a implementação desta filosofia que já é tão latente na história do nosso município”, declarou a parlamentar.

Após aprovação do projeto de lei que Política Municipal de Incentivo e Apoio ao Cooperativismo na Câmara Municipal, ele seguiu para sanção do prefeito de Pedro Afonso, Jairo Mariano.