Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Cléo Oliveira

Foto: Cléo Oliveira

Elas venceram o preconceito, os momentos de baixa autoestima e tiveram a força e o apoio necessários para denunciar situações de violência doméstica. As histórias de superação dessas mulheres estão retratadas na exposição fotográfica Desatando Nós, da Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE-TO), que pode ser conferida e apreciada durante a edição 2019 do Movimento Pela Vida (MPV), realizado em Taquaruçu, distrito de Palmas, até sábado, 22.

A exposição reúne 22 fotos de mulheres assistidas pela Defensoria Pública, por meio do Núcleo Especializado em Defesa dos Direitos da Mulher (Nudem). São elas: Divina Helena Gomes da Silva, Francisca Maria Fernandes da Luz, Luziene Batista Pereira, Maria Marcileia Gomes Contreiras Saldanha e Mônica Negrão Teixeira.

No Movimento Pela Vida, a Mostra tem tido boa repercussão, já que apresenta mulheres que superaram situações de violência despertando, nelas mesmas, força interior, autoestima e valorização de quem são e de suas histórias.

As fotos e a direção de imagens da “Desatando Nós” são da repórter-fotográfica da DPE-TO, Loise Maria. A supervisão da Exposição é da coordenadora do Nudem, a defensora pública Franciana Di Fátima Cardoso.

A Mostra já passou pelo Capim Dourado Shopping, Assembleia Legislativa do Estado do Tocantins e Universidade Federal do Tocantins – campus Miracema.

Movimento Pela Vida

O Movimento Pela Vida, com atividades desde a quinta-feira, 20, é realizado na Escola Estadual Duque de Caxias, em Taquaruçu. A ação já está em sua 19ª edição. 

Todas as atividades são gratuitas e a exposição Desatando Nós integra a programação por convite da organização do MPV, que é um coletivo que atua para celebrar a vida e despertar atitudes que colaborem com a saúde física, metal e espiritual das pessoas.

Os participantes que oferecem palestras, oficinas e debates são voluntários e a ação conta com o apoio de empresas e órgãos públicos.  A edição deste ano tem como tema “Faça brilhar a sua luz”.

A programação completa está disponível neste link.