Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

A última Quarta Clássica do semestre acontece em dose dupla, nos dias 26 e 27 de junho, e com  a união de duas atrações de peso, o Coral Municipal de Palmas, sob a regência da Maestrina Renate Stephanes, acompanhado do violeiro, Almir Pessoa. Os espetáculos serão realizados no Teatro Fernanda Montenegro, às 20 horas, e os ingressos já podem ser adquiridos na Loja da Fundação Cultural de Palmas (FCP) no Capim  Dourado Shopping ao custo de R$ 10 inteira.

Concerto Ode Caipira com o Coral Municipal de Palmas sob a regência da Maestrina Renate Stephanes contará com a participação especial do violeiro Goiano Almir Pessoa, também conhecido como 'O Violeiro do Brasil'. Almir Pessoa é considerado um dos melhores violeiros na atualidade.

Com composições que marcaram época como Tristezas do Jeca de Angelino de Oliveira, Cheiro de Relva de Dino Franco e José Fortuna, Romaria de Renato Teixeira e Arrumação de Elomar Figueira Mello, o Concerto Ode Caipira tem a intenção de revelar um universo cultural muito específico, o da canção regionalista oriunda da cultura de um dos sertões brasileiros: o sertão caipira.

“As músicas revelam toda a beleza da natureza, o canto dos pássaros, a descrição do mundo caipira, com suas tristezas, seus amores e sua boiada. O som da viola combinado com o as vozes do coral e temperado em alguns momentos com o toque do piano, fazem deste concerto uma ode, uma homenagem ao mundo caipira, pois a palavra ode, na sua essência e origem de sua definição tem o significado de canto, um poema sobre algo sublime e, neste caso, o sublime é a música caipira, uma Ode Caipira”, afirma a maestrina, Renate Stephanes.

Renate explica ainda que a história da música regional e caipira no Brasil foi de grande relevância na formação da nossa música, tanto a erudita quanto popular – e de seus respectivos compositores – no emprego da temática rural e na manipulação do discurso musical.  O que torna “o concerto tão relevante. Pode-se afirmar que dentro do contexto da música popular brasileira, a música caipira teve a sua história acontecendo paralelamente à história dos demais gêneros, como, por exemplo, o samba”.

Serviço

Quarta Clássica: Ode Caipira

Quando – Dias 26 e 27 de junho

Local: Theatro Fernanda Montenegro

Ingressos: R$ 10 inteira – na Loja da Fundação Cultural no Capim Dourado Shopping