Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A adoção de medidas com o objetivo de minimizar os efeitos do período de estiagem na região Sudeste do Tocantins foi defendida pelo deputado Ivory de Lira por meio de um requerimento apresentado esta semana na Assembleia Legislativa.

O parlamentar argumentou que à medida que se aproxima o período de estiagem os municípios da região são atingidos pela falta de água, inclusive para atender desde as necessidades básicas domésticas e as, até as atividades laborais, com ênfase para o trabalho no campo.

“No período que segue entre julho e outubro, a região sudeste do Tocantins vem padecendo de secas cada vez mais severas, levando a morte de gado e outros animais de criação, bem como a perda de plantações”, disse o deputado.

Na opinião de Ivory de Lira, todos os anos, na mesma época, o Governo termina sendo obrigado a tomar medidas emergenciais, a exemplo da contratação de caminhões pipas, que não conseguem atender a demanda de forma eficiente.

O deputado Ivory de Lira lembrou que há pelo menos cinco anos já foram compradas cisternas para armazenamento de água durante todo o ano, para que neste período, tanto residências urbanas, quanto propriedades rurais possam ser abastecidas, evitando prejuízos financeiros e comprometimento da saúde da população.

“Estes equipamentos precisam ser devidamente instalados e antes que a seca chegue, para que possa ser utilizados de forma eficiente pela população”, finalizou.