Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Esporte

Foto: Elias Oliveira No futsal, os atletas do Colégio Estadual Justino de Almeida conquistaram o 1ºlugar No futsal, os atletas do Colégio Estadual Justino de Almeida conquistaram o 1ºlugar
  • Atletas da Escola Municipal Anne Frank recebem medalha pela conquista do 1º lugar na disputa do basquetebol

As competições coletivas, de 12 a 14 anos, da etapa estadual dos Jogos Estudantis do Tocantins (Jets) e dos Jogos Estudantis Paradesportivos do Tocantins (Parajets) ocorreram neste último final de semana. Nesta fase, foram definidos os atletas que irão representar o Tocantins nos Jogos Escolares da Juventude e pré-selecionados os participantes das Paralimpíadas Escolares.

Dos Jets, foram realizadas as seguintes competições, com as respectivas classificações nos jogos femininos: Basquetebol, Escola Municipal Anne Frank, de Palmas; Futsal, Escola Indígena Mâtik, de Tocantinópolis; Handebol, Centro Educacional Frei Antônio, de Tocantínia; e Voleibol, do Colégio Dom Bosco Premium, de Palmas.

Já no masculino, foram classificadas as equipes das seguintes unidades escolares por categoria: Basquetebol, Escola Municipal Anne Frank, de Palmas; Futsal, Colégio Estadual Justino de Almeida, de Taguatinga; Handebol, Escola Estadual Girassol de Tempo Integral Deputado Federal José Alves de Assis, de Araguaína; e Voleibol, Educandário Evangélico Ebenézer, de Gurupi.

Os atletas participantes das Paralimpíadas Escolares serão definidos conforme limite de vagas do regulamento da etapa Nacional e Convocações do Comitê Organizacional Estadual. “Definida a quantidade por vagas, são escolhidos os que obtiveram as melhores classificações entre os que estão selecionados”, explicou a chefe da Unidade Técnica Executiva de Desporto, Cultura e Arte da Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc), Márcia Rezende Silva. As competições dos Parajets ocorreram nas seguintes modalidades:  Atletismo, Bocha e Tênis de mesa.

A chefe da Unidade Técnica Executiva de Desporto, Cultura e Arte também destacou a importância dos Jogos na formação dos jovens atletas. “A educação, esporte, cultura e arte promovem a formação integral dos alunos. E os jogos são uma oportunidade para os alunos vivenciarem experiências culturais, corporais, sociais e emocionais. Ajudam a controlar emoções e respeitar regras”, ressaltou.

Participantes

Esta é a 29ª edição dos Jets e a 9ª dos Parajets. Participaram dessa fase dos Jets 526 alunos da rede pública e privada, de 26 municípios, representando 52 unidades escolares. Já as competições dos Parajets contou com 96 participantes, incluindo alunos, técnicos e acompanhantes, de 15 municípios, representando 34 escolas.