Através da Portaria nº 007/2019, publicada no último dia 28 de junho, pelo Secretário Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos de Paraíso do Tocantins, Ubiratan Carvalho, fica proibido à realização de sepultamentos no Cemitério Municipal Bom Jesus, localizado no Setor Oeste. O documento também determina que as atividades sejam transferidas para o Cemitério Memorial Parque Sebastião Lobo, nas proximidades do Aeroporto Municipal.
A Portaria cumpre liminar do juiz Adolfo Amaro Mendes, da Comarca de Paraíso que determina a cessão de enterros no cemitério que foi inaugurado ainda no início da década de 1970.
De acordo com o secretário Ubiratan Carvalho, a Prefeitura ainda não recebeu a ordem judicial de forma oficial, mas já está tomando as devidas providencias para o cumprimento. “Tivemos acesso à determinação apenas pelo sistema onde a justiça realiza seus despachos, mas diante da situação já estamos nos antecipando e atendendo na íntegra”, informa o Secretário.
O secretário também comentou sobre os procedimentos que ainda estavam sendo realizados no Cemitério Bom Jesus. “Já há algum tempo não tínhamos enterros em solo neste local, estes estavam sendo limitados apenas aos jazigos de famílias, mas a partir de agora, serão encerrados todos os sepultamentos no local”, explica.
Sobre o Cemitério Memorial Parque, Ubiratan ressalta que o local está apto a receber enterros e que a secretaria está empenhada e proporcionar melhorias no local. “O Cemitério Memorial Parque está com todas as licenças aptas e espaço suficiente para atender as demandas. A equipe da Secretaria já traçou um planejamento e estamos melhorando as condições de infraestrutura neste local, que receberá todos os sepultamentos em Paraíso”, afirma.
A Portaria 007/2019 já está em vigor desde a data de sua publicação, no último dia 28 de junho.