O presidente da Assembleia Legislativa do Tocantins, deputado Antonio Andrade, recebeu em seu gabinete Marluce de Oliveira, gerente de Assistência Educacional e Saúde ao Preso e Egresso e o médico, Osvaldo Pinto Neto, do Sistema Prisional, ambos servidores da Secretaria de Cidadania e Justiça do Estado (Seciju).
Os servidores e o presidente conversaram sobre um projeto que querem desenvolver dentro das unidades prisionais. A ideia é implantar uma fábrica de produtos de limpeza para a produção de água sanitária, desinfetante antibactericida, detergente e sabão líquido.
A produção vai utilizar a mão de obra dos reeducandos, promovendo assim, a qualificação dos mesmos, a remição da pena e geração de renda.
Além disso, com acesso facilitado a estes produtos se espera alcançar uma melhoria no ambiente prisional e consequentemente nas condições da saúde dos presos.
Os produtos poderão ser utilizados ainda em outros órgãos e departamentos do Estado, como secretárias e escolas, já o excedente poderá ser vendido.
Antonio Andrade abraçou a causa e vai empenhar esforços e recursos para que seja colocada em prática. Ele ainda pretende mobilizar outros parlamentares em prol da efetivação do projeto.
Remição da Pena
Hoje o Tocantins tem pouco mais de quatro mil (4000) pessoas provadas de liberdade que poderão ser beneficiados com o projeto. De acordo com a Lei de Execução Penal, a cada três dias trabalhados, com jornada de seis ou oito horas, abate-se um dia da pena.