Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Eduardo do Dertins (E) e Ivory de Lira (D); nomeados secretários de estado

Eduardo do Dertins (E) e Ivory de Lira (D); nomeados secretários de estado Foto: Divulgação

Foto: Divulgação Eduardo do Dertins (E) e Ivory de Lira (D); nomeados secretários de estado Eduardo do Dertins (E) e Ivory de Lira (D); nomeados secretários de estado

Como previsto, o Diário Oficial do Estado (DOE) desta quinta-feira, 4, trouxe alterações no primeiro escalão do Poder Executivo. Além da nomeação do deputado estadual Ivory de Lira (PPL) na Secretaria Extraordinária de Assuntos Parlamentares, da Secretaria Executiva da Governadoria, o DOE trouxe também a nomeação do também deputado estadual Eduardo do Dertins (PPS) para exercer o cargo de Secretário Extraordinário de Políticas de Governo Descentralizadas.

Para que os parlamentares licenciados de seus cargos na Assembleia Legislativa pudessem tomar posse nas pastas estratégicas, foram exonerados José Humberto Marques e João Francisco de Aguiar, respectivamente. José Humberto, por sua vez, foi nomeado assessor especial do gabinete do governador.

Nas vagas de Ivory de Lira e Eduardo do Dertins na Assembleia Legislativa foram empossados os suplentes Ivan Alves de Oliviera – o Ivan Vaqueiro – (PPS) de Paraíso, e o delegado de Araguaína José Rérisson Macêdo (PPL).

Toda a articulação para que os parlamentares se licenciassem e assumissem postos estratégicos na estrutura do Poder Executivo, abrindo vagas para a posse por tempo indeterminado de suplentes no Legislativo, foi acordada com o governador Mauro Carlesse (DEM).

Alteração

Para que Ivory e Eduardo do Dertins possam gozar do estatus de secretários de estado, o governador fez ainda outra importante mudança através de medida provisória também publicada na última edição do DOE, alterando a organização da Administração Direta e Indireta do Poder Executivo Estadual.

De acordo com o texto, a Assessoria e Assessor de Políticas de Governo Descentralizadas passam à designação de Secretaria Extraordinária e Secretário Extraordinário de Políticas de Governo Descentralizadas – pasta ocupada por Eduardo.

Já a Assessoria e Assessor de Assuntos Parlamentares passaram à designação de Secretaria Extraordinária e Secretário Extraordinário de Assuntos Parlamentares – secretaria ocupada por Ivory.