Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Economia

Foto: Adilvan Nogueira

Foto: Adilvan Nogueira

Empresários tocantinenses do setor de reparação de automóveis (oficinas) participaram de mais uma ação do Programa de Apoio à Competitividade das Micro e Pequenas Indústrias (PROCOMPI) realizada nesta última quinta-feira, 4, em Palmas pelo Sistema Fieto. Em reunião com o professor, administrador e consultor Pedro Luiz Scopino foi abordado o tema Gestão de Oficinas pelo profissional que dividiu sua experiência no setor automotivo com representantes das 20 empresas participantes do Programa.

A capacitação inclui a realização de consultoria em gestão de produção para alavancar a produtividade e eficiência nos negócios estimulando a cooperação entre as empresas, a organização do setor e o desenvolvimento empresarial e territorial. Para o empresário Rafael Leonardo, da Matias Motos, o programa agrega muito valor e contribui muito com o conhecimento dos participantes. “As palestras, as adequações e informações que são ensinadas vêm só para engradecer nosso conhecimento de gestão e financeiro. Agora é só aplicar na prática e esperar os resultados”, pontua.

Já o proprietário da empresa Mineirinho Auto Center, Máximo José da Cunha Costa, ressalta que a ação também promove interação e orientação que fazem toda a diferença para o desenvolvimento das empresas. “Gostei muito do atendimento, é muito bom ter uma visão externa do negócio, trocar ideias e receber opiniões diferentes. Críticas construtivas também são muito bem-vindas”, conclui.

O programa

Vinte empresas do ramo de Reparação Automotiva são atendidas atualmente pelo PROCOMPI recebendo ações como consultorias de Gestão da Produção, Gestão de Oficinas e Cursos profissionalizantes. As ações estão previstas para acontecer até o final de 2019 e são desenvolvidas por meio da parceria entre Confederação Nacional da Indústria (CNI) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae - Nacional). Em seus 17 anos de atuação, o programa já beneficiou mais de 6.000 micros e pequenas empresas de todo o Brasil, financiando projetos que contribuem para o aumento da produtividade do faturamento e da geração de empregos.