Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

De 10 de julho a 9 de agosto próximo, 10 produtos estão contemplados com descontos do Programa de Garantia de Preços para a Agricultura Familiar (PGPAF). A lista com as culturas e estados contemplados, além do percentual de bônus calculado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) com base nos preços de mercado praticados no mês de junho, foi divulgada nesta segunda-feira (8) no Diário Oficial da União (DOU).

Os agricultores familiares podem solicitar descontos no pagamento ou na amortização de parcelas do financiamento no Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf). Entre os produtos amparados estão a amêndoa de babaçu nos estados de Tocantins, Ceará, Maranhão e Piauí e o feijão caupi cultivado em Mato Grosso, Pernambuco, além de Tocantins, Maranhão e Piauí. Também poderão solicitar os descontos os produtores de açaí (AC e AM), café arábica (PR), cana-de-açúcar (ES e RJ), leite de vaca (PE), maracujá (SE e SC), mel de abelha (BA, PI, RN, MG, PR e SC), raiz de mandioca (CE, PB e ES) e trigo (MS).

O benefício é concedido sempre que o valor de mercado dos produtos contemplados fica abaixo do preço de garantia. Os custos de produção elaborados pela Conab são o principal parâmetro para este cálculo. O objetivo do Pronaf é financiar a implantação, ampliação ou modernização das estruturas de produção, beneficiamento e indústrias no meio rural e em áreas comunitárias rurais.

Clique aqui para acessar a lista completa.